Quem está circulando pelo entorno da Praça da República, no bairro da Campina, em Belém, já deve ter percebido a movimentação que está ocorrendo no local na manhã deste sábado (16). A manifestação é coordenada pelo movimento "Eu empurro Essa Causa", que tem a finalidade de lutar por melhorias para pessoas deficientes. A movimentação está sendo realizada em todo o país. 

Entre as reivindicações do grupo que está concentrado na praça está a distribuição do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que dá direito a um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência. De acordo com a mãe de uma beneficiária, os cortes do benefício realizados pelo atual governo têm prejudicado quem precisa receber o auxílio. 

Atualmente, as famílias que têm renda inferior a 1/4 (um quarto) do salário mínimo por integrante são as beneficiadas, o que totaliza R$ 238 por integrante familiar. Para os manifestantes, o valor está completamente defasado. 

A proposta é que o benefício contemple famílias com renda de até três salários mínimos, já que os gastos com remédios e outras despesas acabam consumindo boa parte da renda familiar. 

Além disso, o grupo reivindica sobre o teto para aquisição de veículos para pessoas com deficiência e o reforço do programa de incontinência urinária, onde são distribuídas sondas. "Nós queremos que o governo olhe com mais carinho e transforme isso em lei, para que não venha mais ter cortes para as pessoas que necessitam desses materiais", ressalta Célia Teixeira. 

Veja como está o trânsito na área 

(DOL)

MAIS ACESSADAS