Você lembra do caso do cachorro morto em uma das unidades da rede de supermercados Carrefoul? Então, a repercussão da morte do animal se tornou inspiração para um projeto criado em Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém. O "Projeto Amor por 4 Patas" iniciou através de postagens na internet, onde um grupo de pessoas uniu forças e decidiu ajudar os animais que viviam na rua do município. A finalidade é ajudar cachorros e gatos a não passarem fome e sede nas ruas da cidade.

Para arrecadar fundos para criar os primeiros comedouros e bebedouros, os voluntários do projeto iniciaram uma campanha nas redes sociais, pedindo ajuda de amigos e pessoas próximas. A partir disso, o grupo recebeu doações de canos PVC e ração. Os comedouros e bebedouros distribuídos em vários pontos da cidade, sempre em locais permitidos por moradores e donos de estabelecimentos, são feitos de cano PVC e confeccionados por um dos integrantes do grupo.

"A nossa ideia é a população se conscientizar e fazer esse trabalho com a gente. Estamos com 6 pontos e temos recebido mais pedidos de instalações. Nós vamos fabricando mais, de acordo com as doações feitas", explica uma das voluntárias do projeto, Jéssica Brito. 

A distribuição da ração e da água é feita em sistema de revezamento pelos integrantes do grupo, que atualmente conta com nove voluntários, e é realizada três vezes ao dia. 

O próximo passo do grupo é realizar uma oficina para ensinar a população a fazer os recipientes. 

COMO AJUDAR

Gostou do projeto e quer ajudar os peludinhos que vivem nas ruas de Santa Izabel? Então, entre os itens que podem ser doados para o grupo estão canos, braçadeiras, parafusos e ração (qualquer tipo, de qualidade, é claro). Além disso, outra forma de ajudar é se voluntariando para confeccionar os comedouros e bebedouros, assim como no revezamento da distribuição dos alimentos. 

A mobilização para arrecadar as rações e os materiais para a confecção dos suportes para alimentos tem repercutido nas redes sociais. 

A entrega das doações pode ser feita na casa da Jéssica Brito, localizada na Avenida da República, Nº 1943, ao lado do Mercadinho Triângulo. Caso você não tenha disponibiliade para levar a sua doação até o local, o grupo vai até a sua residência fazer o recolhimento dos itens. Basta entrar em contato pelos telefones: (91) 98728-5363 / 98524-2634 ou pelo instagram do projeto

(Paloma Lobato/DOL)

MAIS ACESSADAS