Quem tem veículo sabe que, mesmo tomando as devidas precauções, ainda podem surgir problemas. Porém, nem todos os motoristas estão preparados para enfrentá-los, ou ao menos identificá-los.

Mas algo é certo: nunca devemos ignorar os sinais emitidos pelo veículo. E a não verificação de um aviso pode gerar graves problemas no futuro.

Pensando nisso, o AUTO DICAS preparou uma matéria sobre a Injeção Eletrônica, sistema de fundamental importância para todo veiculo. Vamos dar dicas que irão te ajudar a tirar muitas dúvidas e evitar possíveis problemas.

Injeção Eletrônica

A injeção controla a entrada de combustível e de ar no motor. Ela também faz parte do sistema de combustão, que produz a energia do veículo.

Injeção Eletrônica – Sua função

Todo o sistema trabalha para gerir o consumo adequado de combustível para uma quantidade de ar, de modo que a combustão ocorra perfeitamente.

Portanto, também é função desse sistema regular a emissão de gases poluentes, uma vez que esse ajuste tem relação com o consumo reduzido de combustível. Nesse sentido, a injeção eletrônica proporciona mais rendimento ao motor e, consequentemente, mais economia.

Injeção Eletrônica – O funcionamento

Quando você gira a chave de ignição, a central de injeção eletrônica é acionada. Nesse momento, todas as luzes do painel se acendem e rapidamente se apagam.

A injeção eletrônica é responsável por abrir a válvula que libera o combustível para os cilindros, onde ocorre a compressão do oxigênio e a queima do combustível.

O ideal é que o processo aconteça perfeitamente, mas é possível que ele seja afetado por algum defeito, que por sua vez acionará o comando de advertência do painel.

Sendo assim, você tem tempo de identificar o problema antes dele ser agravado e, se necessário, levar o veículo até uma oficina para avaliação.

Normalmente, os problemas são solucionáveis, mas é preciso atenção do condutor para detectá-los o quanto antes.

Veja abaixo um infográfico que preparamos para que você possa saber identificar os problemas mais comuns da Injeção Eletrônica.

Posso continuar dirigindo com a luz de injeção acesa?

Muitas pessoas têm a falsa ideia de que uma falha na injeção eletrônica faz o veículo parar. Logo, se ele continua se movimentando, é porque não há nada de errado. Mas não é bem assim!

Como falamos antes, é imprescindível que o motorista leve o veículo até um mecânico o quanto antes, caso a luz da injeção eletrônica acenda ou fique piscando.

Pois, caso o problema não seja resolvido rapidamente, é possível que um defeito pequeno acabe se tornando bem maior.

E não precisamos lembrar que isso gera mais custo para o proprietário do veículo e mais tempo para ser feito o reparo e a substituição de peças.

Vale salientar que o mau funcionamento de peças simples e baratas como cabos e velas pode estragar peças mais caras como sensores, atuadores e a própria central eletrônica.

Sem dizer que problemas na injeção eletrônica resultam até em crises de stress, já que às vezes o motorista precisa ficar acelerando o tempo todo para o veículo não “morrer” no meio do trânsito, por exemplo.

Uma medida simples e que só traz benefícios é manter em dia os cuidados com o filtro de combustível, que ajuda na redução do consumo e evita danos ao sistema de injeção eletrônica e a outros componentes do motor. O filtro de combustível retém partículas de sujeira como pó, ferrugem e resíduos do tanque, evitando danos aos bicos injetores e protegendo os bicos de injeção, que são peças muito sensíveis.

Aliás, os bicos injetores, assim como outros itens da injeção eletrônica, necessitam de manutenção periódica. A limpeza é necessária em razão das impurezas do combustível e que nem sempre ficam retidas nos filtros.

É bem mais barato limpar os bicos injetores do que trocá-los. A troca dos bicos injetores só deve acontecer quando eles realmente apresentarem problemas e mau funcionamento.

Por isso, não perca tempo e leve seu veículo até o mecânico, mesmo que a luz já tenha apagado e não tenha voltado a acender.

Como se costuma dizer, “seguro morreu de velho”.

Com certeza, perder alguns minutos passando um scanner no carro pode lhe poupar bastante dinheiro depois. Veja o que diz o profissional da área sobre esse problema.

Pronto! Agora você já está preparado e, quando a luz da injeção eletrônica acender no painel do seu veiculo, não perca tempo, leve-o a um mecânico da sua confiança o quanto antes.

Texto, Arte e Edição de Vídeo: Demax Silva
Coordenação: Gustavo Dutra

Foto:

MAIS ACESSADAS