plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO ENERGOS

Presos usavam código de barras de contas de energia no Pará

Professor de uma escola particular e duas irmãs faziam parte do golpe milionário a uma companhia de energia elétrica que fazia distribuição no Pará e no Maranhão.

Imagem ilustrativa da notícia Presos usavam código de barras de contas de energia no Pará camera Suspeitos foram presos em São Paulo, durante operação com agentes da Polícia Civil do Pará. | Polícia Civil/Divulgação

Crimes cibernéticos têm se tornado cada vez mais comuns e não poupam nem mesmo grandes corporações que em tese seriam bem protegidas da invasão dos "piratas de computadores". Dessa vez, uma empresa de energia elétrica foi vítima dos criminosos.

Homem é preso em assalto com reféns à agência bancária

Três pessoas foram presas pelos crimes de associação criminosa, falsificação de documento, estelionato e invasão de dispositivo informático com o objetivo de obter prejuízo econômico. O golpe, avaliado em R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil reais) foi contra uma empresa que faz a distribuição de energia elétrica no Pará e no Maranhão.

As ações realizadas nesta quinta-feira fazem parte da primeira fase da operação “Energos”, deflagrada no litoral do Estado de São Paulo. Os agentes da Polícia Civil do Pará se deslocaram mais de 3.500 quilômetros, para efetuar buscas nas cidades de Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá.

De acordo com as investigações da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais praticados por Meios Cibernéticos, que é ligada a Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC), no primeiro semestre de 2020, hackers invadiram a recém lançada plataforma digital da companhia elétrica e tiveram acesso aos dados cadastrais dos usuários.

Lá, os criminosos alteravam o e-mail cadastrado para o recebimento da fatura mensal, colocando um endereço eletrônico falso, criado pelo grupo criminoso, ou seja, quando a fatura verdadeira era encaminhada ao e-mail fake, os acusados mudavam o código de barra, e reenviavam a fatura, desta vez para o e-mail verdadeiro do cliente.

Operação busca homens que roubaram macaco em caixa térmica

Sem saber do esquema, consumidores da companhia elétrica efetuavam o pagamento, que tinha como destino a conta de pessoas utilizadas como “laranjas”. Sem a conta paga de forma efetiva, os consumidores tinham o fornecimento interrompido, causando grande prejuízo econômico.

Prisões

Após diligências e intensa investigação, o primeiro alvo da operação, foi localizado em uma escola, na cidade de Santos. No momento da prisão, o homem dava aula em uma escola particular.

Para não causar constrangimento aos alunos, os agentes da Polícia Civil, solicitaram ajuda do corpo docente da instituição, que se prontificou a colaborar. Um mandado de busca e apreensão também foi cumprido na casa do homem, que é apontado como responsável pela invasão no sistema da companhia elétrica.

Na residência do susepito foram encontrados documentos, dispositivos de armazenamento, celulares, chips e um notebook, que estava com a câmera coberta com um adesivo, o que chamou a atenção dos polícias. Todo o material apreendido será levado para Belém, onde passará por perícia.

Já na cidade do Guarujá, duas irmãs foram presas quando saiam de um prédio, na área nobre da cidade.

“Nós identificamos que elas utilizavam os valores desviados, em benefício próprio. Ostentavam na internet viagens, carros, joias e itens de luxo. Isso não condizia com o que foi declarado pelas mesmas, à Receita Federal”, explicou o delegado Guilherme Gonçalves, titular da Divisão de Combate a Crimes Econômicos e Patrimoniais praticados por Meios Cibernéticos.

Uma delas, tem vasto histórico de golpes no setor imobiliário da região, bem como passagem pela polícia, pelo crime de estelionato. As duas, segundo a Polícia Civil, são as autoras intelectuais do esquema milionário.

As investigações mostram que, antes da invasão no sistema de informática da companhia elétrica, as irmãs alteraram a razão social de uma empresa a qual eram donas. Além disso, outras firmas foram criadas para dar veracidade ao golpe. De forma premeditada, os nomes das sociedades, são semelhantes ao utilizado pela companhia de energia, o que facilitou a abertura de um cadastro em uma terceira companhia, que foi utilizada como laranja na emissão dos boletos falsos.

Além disso, as investigações apontaram que as entidades estavam cadastradas em sedes fantasmas. Mandados de buscas e apreensão também foram cumpridos nas residências das irmãs. Celulares, documentos, computadores e folhas de cheques foram recolhidos.

Todos os acusados foram levados para o Palácio da Polícia Civil de Santos. Após oitivas, foram encaminhados para o sistema penitenciário paulista, onde permanecem presos à disposição da justiça.

Em São Paulo, a operação “Energos”, teve apoio integral da Polícia Civil local, onde foi possível a utilização do espaço físico e na condução dos presos.

O delegado-Geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, acompanhou as investigações e o desenrolar das prisões de perto.

“Para a nossa instituição, foi uma questão de honra colocar atrás das grades essas pessoas, que acabaram lesando financeiramente os paraenses, já que o prejuízo, dado por esse golpe, é repassado a todos os consumidores por meio da fatura. De forma contundente, a Polícia Civil vem mostrando que nenhum tipo de crime será aceito em nosso Estado, seja ele praticado aqui ou em outros locais, por meio da internet”, enfatizou Resende

As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias