plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 30°
cotação atual R$


home
"PSIQUÊ"

Operação da PF investiga laudos de porte de armas em Belém

"Operação Psiquê" cumpre, na manhã desta quinta-feira (26) em Belém, mandados de busca e apreensão contra suspeitos de fraudes na emissão de laudos psicológicos usados para permissão de compra e porte de arma de fogo.

Imagem ilustrativa da notícia Operação da PF investiga laudos de porte de armas em Belém camera Operação Psiquê apura fraudes em laudos psicológicos para autorização de porte de armas em Belém | Divulgação/PF

Para conseguir a autorização para adquirir e portar armas de fogo, os critérios são rígidos e devem ser seguidos para garantir a segurança não apenas de quem manuseia o instrumento, mas de toda a sociedade.

Na manhã desta quinta-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a "Operação Psiquê", com o objetivo de cumprir três mandados de busca e apreensão em endereços de Belém.

Veja também:

Polícia enquadra quatro por tráfico de drogas em Outeiro

Traficante é preso com mais de 900 "petecas "em moto roubada

Há a suspeita de que um esquema criminoso é articulado para fraudar a emissão de laudos psicológicos, os quais são utilizados nos requerimentos de aquisição e de porte de arma de fogo, junto à Polícia Federal.

De acordo com a PF, os suspeitos são responsáveis por emitir laudos de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, sem a realização de consultas nem dos testes exigidos por lei, bem como de simular o atendimento dos requisitos previstos no Estatuto do Desarmamento para o interessado em armamentos obter a autorização de aquisição na Polícia Federal.

Para a força-tarefa, se comprovado o esquema criminoso, as consequências podem contribuir com a insegurança social, pois há a possibilidade de armas de fogo estarem na posse de pessoas que não tem condição psicológica comprovada para possuir o instrumento.

Se condenados, os suspeitos serão indiciados pelos crimes de associação criminosa e de falsidade ideológica, cujas penas variam de dois a seis anos de reclusão e multa.

Veja o vídeo:

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Polícia

Leia mais notícias de Polícia. Clique aqui!

Últimas Notícias