Em pleno ano de 2022 a sociedade brasileira ainda precisa diariamente falar de um problema que persiste por séculos no Brasil. Aliás, problema não: crime. Pois racismo e injúria racial são crimes previstos no Código Penal, desde 1989.

Vale lembrar que desde 1951 a discriminação racial é proibida no país. Mesmo assim, todos os dias negros e indígenas são alvos de ataques, piadas, agressões, ofensas e outras manifestações verbais e não verbais que denotam racismo.

Na madrugada desta terça-feira (16), mais um caso de injúria racial foi registrada em Belém. O crime teve como alvo o percussionista do grupo Papo em Off, Neném Souza, durante a apresentação numa casa de shows, no centro da cidade.

O músico afirma que levou dois tapas, foi atingido por pedras de gelo e no fim a pessoa que o agrediu fez gestos de macaco para provocar o artista que saiu do show direto para a delegacia, registrar a ocorrência a policial.

Pará tem Estatuto da Igualdade Racial aprovado pela Alepa

Belém já tem Estatuto da Igualdade Racial

A pessoa denunciada pelo ato de injúria racial é a influenciadora digital Laira Minely, que até o início da tarde de hoje (16) tinha mais de onze mil seguidores numa rede social.

Laira Minely foi denunciada por injuria racial
📷 Laira Minely foi denunciada por injuria racial |Reprodução/Instagram

"Eu fiquei tão mal por tudo isso. Chorei muito e não dormi porque tive de passar a madrugada numa delegacia para prestar a queixa", disse Neném que já constituiu um advogado para representá-lo no processo.

"Nós vamos solicitar as imagens de câmeras de segurança do estabelecimento e arrolar as testemunhas que já se prontificaram em dar seus depoimentos", frisou o músico.

O boletim de ocorrência foi registrado na Seccional Urbana de São Brás, ainda durante a madrugada. À tarde, Neném esteve na Delegacia de Combate aos Crimes Discriminatórios e Homofóbicos da Polícia Civil, que é a unidade especializada para onde o inquérito deve tramitar.

COMO COMEÇOU

Segundo o relato do músico, o problema começou durante o intervalo do show, enquanto ele desceu do palco para ir ao banheiro. Havia um grupo de pessoas e uma moça que não lhe dava passagem, mesmo ele pedindo licença para passar e seguir até o banheiro. "Houve uma discussão porque ela permaneceu obstruindo o acesso e a amiga dela, que nada tinha a ver, chegou e me deu dois tapas no peito", relatou.

Vídeo: caminhão derruba postes e deixa moradores sem energia

A agressora em questão seria Laira Minely. "Quando o show recomeçou ela passou a provocar, dizer ofensas e jogar gelo. Jogou duas vezes", prosseguiu. "Na hora em que estava indo embora ela fez os gestos de macaco e saiu", completou.

O grupo Papo Em Off se manifestou e informou que vai dar todo apoio ao músico. Em uma nota publicada nas redes sociais, a banda frisou que "é inadmissível que ainda tenhamos atitudes racistas em nossa sociedade, sendo ainda mais lamentável em ambiente festivos, que deveriam ser de alegria e descontração".

DENUNCIADA SE DEFENDE

A reportagem procurou a influenciadora por meio de mensagem direta no Instagram, mas até a publicação desta matéria, não respondeu ao nosso contato. Em nota publicada na rede social Laira se disse vítima de calúnia e anunciou que iria processar os responsáveis.

Veja!

Neném Souza é membro do Centro de Estudo e Defesa do Negro do Estado do Pará (Cedenpa). A instituição deve conclamar a todas as organizações que formam o Movimento em Defesa da População Negra para acompanhar este ato criminoso contra o músico.

Laira Minely foi denunciada por injuria racial Foto: Reprodução/Instagram

MAIS ACESSADAS