Em ação conjunta de agentes que atuam na Base fixa de São Félix do Xingu, no âmbito da “Operação Curupira”, foram apreendidas cinco escavadeiras na última segunda-feira (27), no garimpo Pedra Preta, a 81 quilômetros de distância da sede do município. As licenças ambientais do garimpo estavam vencidas.

Morador de rua é morto a tiros na avenida Júlio César

Bandidos armados roubam dono de Lava-Jato em Belém 

A apreensão ocorreu durante patrulhamento aéreo para verificação de pontos de desmatamentos, levantados pela Assessoria Especial de Inteligência e Segurança Corporativa (AISC), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). A ação mobilizou agentes das polícias Civil e Militar, Semas e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), que atuam diariamente na região.

Investigação

Após a apreensão do maquinário, o proprietário do garimpo foi conduzido pelos policiais para prestar depoimento. Contra ele foi instaurada investigação pelo crime de extração irregular de minério, e também foi instaurado auto de apreensão das máquinas pela Semas.

Segundo o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as ações são ininterruptas, para que os crimes continuem sendo inibidos nas áreas afetadas pelos delitos ambientais.

As licenças ambientais do garimpo estavam vencidas. Foto: Ascom/Semas

MAIS ACESSADAS