Dentro de campo, a rivalidade entre Clube do Remo e Paysandu é uma das maiores da história do futebol brasileiro. No entanto, fora das quatro linhas, torcedores de organizadas dos dois times protagonizam cenas de barbárie em quase todas as vezes quando o clássico Re-Pa acontece.

Neste domingo (7) não foi diferente. Durante a tarde, antes mesmo do jogo começar, cenas de selvageria e confronto entre torcedores foram registradas e, após o apito final, um torcedor do Clube do Remo foi assassinado na área do estacionamento do Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, palco da partida.

CONTEÚDO RELACIONADO:

Imagens que circulam nas redes sociais mostram a vítima caída na área de acesso do estacionamento do lado A do estádio, próximo a avenida Augusto Montenegro.

Pelas fotos e vídeos gravados por testemunhas do ocorrido, a vítima, identificada como Paulo Alexandre Silva Dias, de 30 anos, vestida com o uniforme do Clube do Remo, aparece com um ferimento possivelmente de disparo de arma de fogo na região da nuca.

Quer mais notícias de polícia? Acesse nosso canal no WhatsApp!

Nas redes sociais, áudios e vídeos gravados por testemunhas afirmam que um homem em um carro branco, modelo Hyundai Creta Action, se aproximou de uma grande confusão entre membros de organizadas remistas e passou a disparar para o alto e em direção aos torcedores.

Em um vídeo que mostra parte do confronto é possível ouvir ao menos oito estampidos de tiros de arma de fogo, onde um deles teria atingido a vítima fatalmente. Policiais militares chegaram em seguida e dispersaram o conflito. Esta versão não foi confirmada pelas autoridades de forma oficial.

Em nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) confirmou que a vítima morreu em decorrência de um tiro durante a briga entre torcedores do Clube do Remo, lamentou o ocorrido e informou que a Polícia Civil do Pará investiga o caso. Segundo a Segup, o autor dos disparos já foi identificado, o que corrobora com a versão de que um homem atirou em meio à torcida remista durante a confusão no estacionamento do Mangueirão.

VEJA OS VÍDEOS!

CONFRONTOS ENTRE TORCIDAS

Cenas de confrontos entre torcedores de organizadas do Clube do Remo e do Paysandu foram flagradas em diversos pontos antes do jogo começar. Na avenida Senador Lemos, no trecho próximo à travessa Barão do Triunfo, membros de organizadas trocaram agressões com arremesso de pedras e paus e foram repelidos por guarnições da Polícia Militar do Pará. Ao menos duas pessoas teriam sido presas na ocasião.

Já na avenida Augusto Montenegro, vídeos mostram torcedores do Clube do Remo cercando um integrante da torcida rival e arrancando à força a camisa que ele vestia. A vítima chegou a receber socos e chutes.

Dentro do Estádio Mangueirão, antes mesmo do fim da partida, torcedores de organizadas do Clube do Remo entraram em conflito nas arquibancadas e nas rampas de acesso da torcida. Não há informações de feridos ou de presos na confusão que iniciou após o segundo gol do Paysandu, no fim do 2ª tempo da primeira partida da final do Parazão 2024, que terminou em 2x0 para o time bicolor.

GOVERNADOR HELDER SE MANIFESTA

Em agenda nos Estados Unidos, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) prestou condolências à vítima que morreu após o fim do Re-Pa neste domingo. Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo estadual declarou estar indignado com o ocorrido.

"Recebo com tristeza, mas também com grande indignação a notícia sobre a morte de uma pessoa após o Re-Pa de hoje. O Mangueirão é um local de celebração do esporte e esporte é vida. Vamos seguir lutando contra quem insiste em praticar a violência. Vocês não são bem-vindos!", escreveu Helder no X (antigo Twitter).

VEJA A PUBLICAÇÃO:

Recebo com tristeza, mas também com grande indignação a notícia sobre a morte de uma pessoa após o Re-Pa de hoje. O Mangueirão é um local de celebração do esporte e esporte é vida. Vamos seguir lutando contra quem insiste em praticar a violência. Vocês não são bem-vindos!!…

— Helder Barbalho (@helderbarbalho) April 7, 2024

MAIS ACESSADAS