Dezenas de policiais militares interditaram na manhã desta quinta-feira (3) a rodovia BR-316, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, durante um protesto contra a decisão da Assembleia legislativa sobre o reajuste salarial dos oficiais.

Em sessão realizada na quarta-feira (2), os deputados aprovaram um projeto de lei que discorre sobre o aumento salarial dos oficiais, que deve chegar a 110% em 2018, mas deixou de fora uma emenda que estenderia o reajuste para os praças, formados por soldados, cabos, sargentos e subtenentes.

Os manifestantes realizaram o ato em frente ao prédio do 6° Batalhão da PM. Eles estavam fardados e ocupam parcialmente a pista no sentido Marituba/Belém. O transito ficou bastante congestionado no local e flui com lentidão. Os policiais liberaram a pista por volta das 8h50, quando entraram no quartel e iniciaram um diálogo com os oficiais e membros da corregedoria.

O movimento é feito de forma espontânea pelos policiais, sem a participação de associações ou sindicatos. Pela legislação, esse tipo de manifestação por policiais em serviço é considerada ilegal e pelo menos um policial já foi preso durante o protesto desta manhã.

(DOL com informações de Amaury Silveira/Rádio Clube)

MAIS ACESSADAS