Quase 40 m³ de madeira ilegal foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta terça-feira (22), no quilômetro 19 da BR-010, no município de Dom Eliseu, região nordeste do Pará. 

A primeira apreensão aconteceu durante a madrugada, quando 20m³, que estava sendo transportada ilegalmente em um caminhão, foi apreendida. A documentação ambiental estava apresentando divergência no percurso estabelecido pelo motorista. O flagrante aconteceu após os agentes da PRF pararem o caminhão para uma fiscalização de rotina. 

Durante as averiguações, os policiais constaram que a carga transportada era de madeira serrada de diversas espécies. O condutor do veículo, identificado como Elton Gomes da Silva, apresentou uma Guia Florestal da carga, documento de porte obrigatório, divergente do percurso estabelecido pelo motorista, tendo como cidade de origem a cidade de Belém do Pará e como destino a cidade de Ibicoara, no estado da Bahia.

A segunda apreensão aconteceu logo na manhã de hoje, também durante fiscalização. Os policiais constataram que a carga transportada também era de madeira serrada de diversas espécies. O condutor Antônio Salésio de Carvalho também apresentou uma Guia Florestal da carga que divergia do percurso estabelecido pelo motorista, tendo como cidade de origem Belém, e como destino, a cidade de Guaraciaba do Norte, no estado do Ceará.

Diante dos indícios de crime ambiental, os condutores foram notificados e os veículos com as cargas ficaram retidos no posto da PRF, para encaminhamento à Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

(DOL com informações da PRF) 

MAIS ACESSADAS