O cacique Elton John Suruí, de 28 anos, foi preso nesta quarta-feira (29), pela Polícia Federal de Marabá, após cumprimento de mandado de prisão preventiva. Ele pertence à aldeia Itahy Suruí, em São Geraldo do Araguaia. A prisão foi decretada pelo juiz federal da 2ª Vara Federal de Marabá, Heitor Moura Gomes, segundo informou o delegado Antônio Carlos Cunha Sá, que presidiu o inquérito.

O cacique é acusado de diversos crimes, entre eles, invasão, cárcere privado de servidor federal, dano ao patrimônio público da União, furto de viaturas da Funai, extorsão a motoristas de vans, entre outros. Tais crimes teriam sido cometidos em pelo menos três ocasiões.

Em fevereiro deste ano, ocasião em que 14 etnias do sul e sudeste ocuparam a sede da Secretaria Especial de Saúde Indígena, na Folha 32 em Marabá. Em maio, quando os índios voltaram a protestar, ocupando as rodovias BR-222 e BR 153, em Bom Jesus do Tocantins e São Geraldo do Araguaia. E emm agosto, quando os índios Suruí, retomaram os protestos e novamente ocuparam esta última rodovia.

Nestes protestos, segundo o inquérito presidido pelo delegado Antonio Carlos Cunha Sá, Elton Suruí teria cometido tais crimes.

O cacique foi conduzido até a Polícia Federal de Marabá e em seguida, por medida de segurança, transferido para Belém. 

(DOL com informações de Edinaldo Sousa/Marabá)

MAIS ACESSADAS