Em tempos de violência extrema no Estado do Pará, onde dezenas de vidas são perdidas diariamente por causa da criminalidade que tomou conta da sociedade, pequenos atos nesta semana têm levado a uma reflexão sobre a árdua missão de ser policial.

Ontem de manhã, durante a travessia para a ilha de Cotijuba, o soldado Gemaque, lotado no 10º Batalhão da Polícia Militar, em Icoaraci, que fazia a viagem, percebeu a uns 200 metros dentro da água algo como uma pessoa pedindo socorro.

Imediatamente, o policial ordenou que o comandante da pequena embarcação em que viajavam mudasse o itinerário e chegasse mais perto para verificar a situação. À medida que o barco se aproximava, o desespero começou a tomar conta das pessoas, depois que visualizaram uma mulher à deriva no local.

O soldado Gemaque pegou uma boia salva-vida e, ao se aproximar da mulher, que já estava sem forças por lutar contra a correnteza na baía do Guajará, conseguiu fazer com que a mesma segurasse a boia, puxando-a até o interior da embarcação.

O ato do policial foi a senha para que a mulher entre 30 e 35 anos, que não teve a identidade revelada, preservasse a vida, depois que a pequena embarcação em que ela fazia a travessia para uma das ilhas que cercam Belém naufragou devido ao vendo forte e à maresia alta na hora do acidente.

Um vídeo de dois minutos ao qual o DIÁRIO teve acesso mostra a preocupação do policial em salvar a vida daquela mulher e quis o destino que a embarcação em que o soldado Gemaque viajava cruzasse o caminho da vítima, que, segundo informações, já estava tentando se manter viva há pelo menos meia hora.

Tão logo ela foi resgatada, o soldado Gemaque fez um atendimento emergencial e passageiros forneceram agasalhos para evitar a hipotermia, uma vez que a vítima passou um bom tempo dentro da água se debatendo à espera de socorro.

Nesta semana este é o segundo ato heroico de um policial militar no Pará. Na terça-feira, a guarnição do cabo Ivandro com os soldados Charles e Teixeira teve que fazer o parto de uma mulher dentro da viatura policial, no município de Xinguara, no sul do Pará.

No fim da tarde do domingo passado, o cabo Martinho, do Corpo de Bombeiros, salvou a vida de um rapaz que estava se afogando na praia do Paraíso, em Mosqueiro, mas não teve a sorte de ver seu ato heroico, pois acabou tragado pelas águas do local, morrendo afogado.

A ação do soldado Gemaque nos coloca à frente de mais um herói pela sua coragem e solidariedade. Para aquela mulher, a ação do policial jamais deve ser esquecida e, mesmo este dia não sendo o de seu aniversário, ela certamente vai comemorar todos os anos o dia 15 de janeiro como uma data muito especial.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS