A prática de assaltos é constante, seja na rua, dentro de coletivos, em sinais de trânsito e até na porta de casa. São situações que contribuem para a insegurança das pessoas na cidade. Entretanto, um grupo em especial aparece como o principal alvo da ação de assaltantes – as mulheres. Na opinião de especialistas em segurança, os motivos seriam os adornos usados, como joias, que chamam a atenção de criminosos, e a vulnerabilidade diante do fato, por quase nunca reagirem nessas situações.

De acordo com o delegado Ricardo Rosário, da Delegacia de Repressão a Roubos e Furtos (DRFR), o motivo de as mulheres serem o alvo predileto dos assaltantes não se deve ao fato de desatenção ou descuido, pois nesses quesitos os homens também se enquadram. Para ele, a aparente fragilidade feminina induz a ação de bandidos, já que eles preferem o mínimo de resistência das vítimas. “Eles escolhem as mulheres porque acreditam que elas não tenham poder de reação, já que eles possuem maior força física do que elas”, disse o delegado.Por causa dessa vulnerabilidade, as mulheres devem dar atenção aos hábitos e comportamento, sobretudo no que está relacionado aos adornos, como joias, relógios, entre outras coisas. “Se as mulheres são alvos mais frequentes dos bandidos por causa da vulnerabilidade, elas precisam redobrar a atenção.

Isso envolve evitar situações de risco que chame a atenção de meliantes”, disse o delegado Ricardo Rosário.Essa atenção precisa ser redobrada em locais como shoppings, bancos, que são considerados de maior ocorrências em assaltos. “Esse locais são os pontos em que os assaltantes mais atuam e, se as mulheres são as mais assaltadas, a desatenção pode fazer com que elas sejam vítimas constantes desse tipo de meliante e não só de um simples assalto, mas de alguma ação mais complexa”, enfatizou o delegado Rosário.

PERSONAGENS

Para quem já foi assaltada, a vulnerabilidade foi apontada como principal causa. Pelo menos é o que diz a funcionária pública Adriana Sousa. “Eu estava numa parada de ônibus, onde havia vários homens. Mas, quando o assaltante chegou, ele assaltou só a mim, até parece que me escolheu. Acredito que ele pensou que, se fosse contra algum homem, ia ter reação”, disse a funcionária. Em relação à atenção às situações de perigo, desconsiderá-las pode mesmo resultar em assaltos. “Eu estava indo ao trabalho no meu carro na pressa, sem me maquiar. Então, quando parei no sinal, para fazer isso, enquanto eu passava batom, veio um assaltante e me pediu a bolsa que estava no carona”, declarou Célia Lima, empresária.

(Diário do Pará)

MAIS ACESSADAS