Após cerca de 7 horas de negociação, chegou ao fim o motim no Presídio Estadual Metropolitano 1 (PEM 1), no início da tarde desta quinta-feira (29). De acordo com Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), todos os cinco agentes penitenciários que eram mantidos como reféns foram liberados por volta das 13h e passam bem. 

De acordo com o diretor de Administração Penitenciária da Susipe e superintendente em exercício, coronel Williams Chagas, os detentos reivindicaram questões ligadas a análise processual e tratamento penal, com denúncias de maus tratos por parte de servidores que serão investigadas pela Corregedoria da Susipe.

A negociação foi intermediada pelo juiz João Augusto de Oliveira Júnior, titular da 2ª Vara de Execuções Penais de Belém. Nenhuma fuga foi registrada e ninguém ficou ferido.

A Susipe informou ainda que o motim iniciou por volta das 6h20, enquanto os agentes faziam a entrega do café da manhã para presos do bloco central do presídio. Cerca de 700 detentos participaram do motim.

Atualmente, o PEM I custodia 822 detentos, enquanto que a capacidade do local é para 404 pessoas. 

(DOL)

MAIS ACESSADAS