Uma investigação da Polícia Civil em parceria com a Celpa flagrou o momento em que ocupantes de um prédio residencial, localizado na rua Riachuelo, esquina com a travessa Padre Eutíquio, no bairro da Campina, em Belém, furtavam energia. Um vídeo foi gravado nos momentos em que o "gato" era feito para abastecer os apartamentos no horário noturno.

VEJA O VÍDEO:

De acordo com o delegado Vanildo Oliveira, da Divisão de Investigação e Operações Especiais (Dioe), o trio, que não teve a identificação revelada, foi autuado em flagrante delito por furto de energia, era o proprietário e dois inquilinos.

O crime era realizado sempre no período noturno, uma vez que no início da noite era feita a ligação e no início da manhã os cabos eram desligados.

"Eles captavam com um gancho para furtar. A rede de distribuição passa muito próximo da janela e com o braço é fácil de ligar", disse o delegado.

Autuados, os três tiveram de pagar fiança de um salário mínimo cada um e mesmo liberados continuam à disposição da Justiça para prestar esclarecimentos.

FURTO DE ENERGIA É CRIME

O desvio de energia (ligações clandestinas) é um procedimento irregular que gera prejuízos a toda a sociedade, como interrupções no fornecimento e oscilações no nível de tensão.

A ação é criminosa e quem pratica pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155 (furto), parágrafo 3º, que tem como pena prevista 1 a 4 anos de reclusão e multa; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos.

PREJUÍZOS

A Celpa informou que entre o ano passado e os primeiros seis meses de 2017, já regularizou mais de 300 mil instalações em situação de irregularidade no Pará.

Os impactos do desvio de energia podem ainda ser percebidos no valor da tarifa de energia. De acordo com um estudo feito pela Celpa, foi verificado que se o furto de energia fosse erradicado, seria possível uma redução em aproximadamente 9% do valor da conta de energia elétrica que é paga atualmente.

Além de comprometer a qualidade do fornecimento e os valores da energia, as ligações clandestinas também trazem riscos à população, pois pode causar acidentes graves e fatais, como curtos-circuitos e morte por eletrocussão.

(DOL)

MAIS ACESSADAS