Cerca de três mil metros cúbicos de madeira em tora que foram extraídos ilegalmente e estavam sendo transportados em balsas foram apreendidos próximo ao município de Moju, no nordeste paraense, durante a operação denominada “Rios”.

A madeira estava sem a documentação necessária para comercialização (notas fiscais e guias florestais) e foi distribuída em quatro balsas, que também foram apreendidas junto com três rebocadores. Entre as espécies transportadas estavam cupiúba, ipeúba, maçaranduba e guajará.

Após análise e cubagem das madeiras, o material ficou armazenado em uma base de apreensão da Semas no município de Moju. A destinação da carga apreendida aguarda o rito, que pode ser de concluído de três formas: alienação por meio de leilão, doação ou destruição. Os responsáveis pela atuação irregular serão encaminhados para prestar esclarecimentos.

A operação foi realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), em parceria com a Polícia Militar, por intermédio do Batalhão de Policiamento Ambiental, e a Secretaria de Fazenda (Sefa).

(Com informações da Agência Pará)

MAIS ACESSADAS