Funcionários e alunos da Escola Estadual Nilo de Oliveira, no município de Igarapé-Açu, nordeste paraense, viveram momentos de pânico na tarde desta segunda-feira (19): três assaltantes com arma de fogo invadiram o colégio e roubaram estudantes. Essa é a terceira vez que o local é alvo de criminosos.

De acordo com um servidor da escola, que preferiu não se identificar, os assaltantes invadiram o local por volta das 15h15. Os criminosos se aproveitaram que o muro que dá acesso aos fundos do colégio desabou recentemente.

Segundo a denúncia, os assaltantes tentaram invadir uma sala de aula, mas os alunos conseguiram trancar a porta. Os criminosos, então, roubaram celulares de estudantes que estavam na área aberta do colégio. Os roubos ocorreram na hora do intervalo das aulas.

“Essa é a terceira vez que assaltantes invadem aqui. Nos fundos da escola tem uma área grande, com muito mato. Eles entram nas salas e fazem arrastões. Nós só temos um vigia, e a Seduc [Secretaria de Educação do Pará] não encaminha mais seguranças”, comenta o funcionário.

Os alunos que tiveram os celulares roubados compareceram à Delegacia de Igarapé-Açu e fizeram Boletins de Ocorrência.

Péssimas estruturas

Ainda segundo o denunciante, além da situação de violência enfrentada, as condições estruturais da escola são extremamente precárias: os banheiros estão deteriorados, as salas de aulas têm goteiras, parte do muro do local desabou; dentre outras situações.

“Dia desses a escola sofreu uma inundação que afetou todo o local. Precisamos de reforma o mais rápido possível. Pedimos isso há mais de 10 anos”, desabafa o denunciante.

Os funcionários da Nilo de Oliveira ameaçam, inclusive, fazer uma paralisação nos próximos dias até que a Seduc dê uma resposta sobre as reformas no colégio.

(DOL)

MAIS ACESSADAS