Cerca de 30 detentos fugiram da unidade do Centro de Recuperação Agrícola Mariano Antunes (Crama), em Marabá, sudeste paraense, por volta das 17 horas de terça-feira (27), durante o procedimento de tranca dos detentos. Um grupo de presos armados rendeu dois agentes prisionais que foram obrigados a abrir várias celas do pavilhão carcerário. 

A fuga contou com apoio de um grupo externo (também armado) que chegou a trocar tiros com policiais que faziam a segurança do Complexo Penitenciário. Um policial foi baleado, mas não corre risco de morte. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Marabá para a realização de exames clínicos.

A Susipe ainda não confirmou o número oficial de fugitivos. Uma revista estrutural e recontagem está em andamento na unidade prisional e conta com reforço na segurança.

O Grupamento Tático Operacional da PM e uma aeronave do Graesp foram acionados para prestar apoio. As buscas se concentram na área de mata próximo ao Complexo Penitenciário de Marabá e num raio de 20km da rodovia Transamazônica. Quem tiver qualquer informação sobre os foragidos pode fazer uma denúncia anônima pelo 181 e ajudar a Polícia na recaptura. O sigilo é garantido.

Atualmente, o CRAMA custodia 629 presos. A capacidade é para 180. A Corregedoria Geral Penitenciária da Susipe irá instaurar uma sindicância administrativa para apurar o caso. Um inquérito policial também foi aberto para investigar as circunstâncias da fuga.

O vídeo abaixo feito por um dos detentos mostra o momento em que vários fugitivos passam correndo pelo pátio em direção à saída. O autor das imagens chega a incentivar a fuga. Em outro momento, é possível ouvir tiros:

(Com informações de Michel Garcia/Diário do Pará e Susipe)

MAIS ACESSADAS