O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kassio Nunes, foi sorteado relator do mandado de segurança protocolado nesta segunda-feira (12) pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) para tentar agilizar a análise do pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes.

+ Kajuru rebate e acusa Bolsonaro de 'fazer teatro'

O objetivo de Kajuru é “obrigar” Pacheco a “promover imediato andamento da denúncia” feita contra Moraes. Por esse motivo, ele quer que a acusação seja lida na próxima sessão da Casa e, consequentemente, seja eleita uma comissão especial para analisar o caso.

Inicialmente, o senador queria que seu mandado de segurança fosse julgado pelo ministro Luis Roberto Barroso, mas a ação foi atribuída a Nunes. Ou seja, os técnicos não viram ligação entre o pedido para obrigar uma instalação da CPI, feito por vários senadores, e o de abrir uma investigação contra um ministro do STF, feito por um único senador.

O pedido por agilidade aconteceu um dia após a divulgação de um trecho de uma conserva entre o senador e o presidente Jair Bolsonaro, que foi gravado pelo parlamentar. Na ligação, Bolsonaro supõe que, caso haja pedidos de impeachment contra ministros do STF, instalação de uma CPI pode ser interrompida.

VEJA TAMBÉM:

Ouça na íntegra a conversa entre Kajuru e Bolsonaro

Em áudio, Bolsonaro diz que vai dar 'porrada' em senador

Conversa de Bolsonaro e Kajuru é vista pelo STF como forjada

Ministro do STF, Kassio Nunes Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

MAIS ACESSADAS