plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
OPERAÇÃO DA PF

Salles nomeou "araponga" da Abin para interferir no Ibama

O agente da Abin André Heleno Azevedo Silveira teria agido para "obstaculizar eventual investigação da Polícia Federal".

No pedido de autorização para medidas de busca e apreensão contra o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a Polícia Federal apontou a atuação de um agente da Agência Brasileira de Informação (Abin) para interferir na área de inteligência de fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

De acordo com a representação da Polícia Federal levada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as medidas contra Salles e servidores públicos do ministério do Meio Ambiente, o agente da Abin André Heleno Azevedo Silveira teria agido para "obstaculizar eventual investigação da Polícia Federal".

LEIA MAIS

PF faz busca na casa de Ricardo Salles e em gabinete no Pará

POLÍCIA FEDERAL

Silveira, segundo os relatos da Polícia Federal, foi nomeado por Salles para a função de coordenador de Inteligência de Fiscalização em 20 de agosto de 2020 e agiu na remoção do fiscal ambiental Carlos Egberto Rodrigues Júnior — que estaria em "contato direto com a Polícia Federal".

A Polícia Federal narra que, segundo depoimentos de servidores do Ibama, Júnior foi removido pelo agente da Abin para a área de licenciamento, sem prévia comunicação, já que, com a mudança ele "perderia as prerrogativas de fiscal ambiental federal, dentre elas as credenciais de acesso aos sistemas informatizados".

A atuação de André Heleno Silveira para a remoção do fiscal ambiental aconteceu em conjunto com o Coordenador de Operações de Fiscalização do Ibama, Leslie Jardim Tavares, e com o Diretor de Proteção Ambiental do órgão, Olímpio Ferreira Magalhães. Os três foram afastados dos cargos pela decisão do ministro do STF, sigilo bancário e fiscal quebrados, além de terem sido alvo de mandados de busca e apreensão.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias