O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, foi expulso do Democratas. A Executiva Nacional do partido decidiu expulsar o deputado de seu quadro de filiados em reunião realizada nesta segunda-feira (14).

Segundo o partido, a decisão se deu após a garantia do amplo direito de defesa ao parlamentar. Os membros da Executiva apreciaram o voto da relatora, deputada Professora Dorinha (GO). A comissão nacional, por unanimidade de votos, entendeu que Maia cometeu infração disciplinar, o que acarretou na expulsão do deputado.

Motivo da expulsão

No mês passado, Maia fez duras críticas ao presidente do DEM Nacional, o baiano ACM Neto. Em postagens em redes sociais, Maia chamou ACM Neto de “oportunista” e “malandro baiano”. ACM Neto havia criticado a mudança de partido do vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, do DEM para o PSDB, afirmando que tal mudança seria uma imposição do governador, João Dória (PSDB).

Rodrigo Maia não gostou do posicionamento de ACM e proferiu os xingamentos em comentários via Twitter e Instagram. 

ACM Neto e Rodrigo Maia demonstram desentendimentos desde a campanha para a presidência da Câmara, quando Maia apoiou Baleia Rossi (MDB-SP), contrariando a própria legenda, que apoiou Arthur Lira (PP-AL) – vitorioso na disputa.

Maia também já havia dado mostras que deseja se filiar ao PSD. Rodrigo Maia estava no DEM desde 2007. Ele está no sexto mandato como deputado federal e presidiu a Câmara entre julho de 2016, quando sucedeu Eduardo Cunha (MDB-RJ), e fevereiro de 2021, quando foi sucedido por Arthur Lira (PP-AL).

O parlamentar seguirá no cargo normalmente, visto que o mandato não pode ser requerido pelo partido.

O que diz Rodrigo Maia

Também via redes sociais, Maia disparou críticas contra sua ex-legenda e, novamente, proferiu ofensas ao seu desafeto ACM Neto, a quem chamou de Torquemada Neto, uma referência ao cardeal que, em 1483 foi nomeado inquisidor-geral na Espanha e tem o nome associado ao fanatismo e à crueldade.

“O DEM decidiu me expulsar de seus quadros. O presidente Torquemada Neto, usando o seu poder para tentar calar as merecidas críticas à sua gestão, tomou essa decisão. É lamentável o caminho imposto pelo Torquemada para o partido. Não só por isso, mas também pela sua deslealdade e falta de caráter, pedi a minha desfiliação. O partido diminuiu. Virou moeda de troca junto ao governo Bolsonaro. Agora é virar a página e juntar forças para um projeto de desenvolvimento do Brasil e em prol dos brasileiros”.

MAIS ACESSADAS