plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
MEIO AMBIENTE

Jader pede que ministro dê mais detalhes sobre o Floresta+

Por meio de ofício e Requerimento de Informações, senador pede que ministro do Meio Ambiente informe sobre a plataforma.

Imagem ilustrativa da notícia Jader pede que ministro dê mais detalhes sobre o Floresta+ camera Janduari Simões

O governo federal lançou, durante evento na Cúpula do Clima (COP26), em Glasgow, na Escócia, a plataforma digital Floresta+. O sistema vai gerenciar o pagamento a pessoas físicas e jurídicas que desenvolvem projetos de conservação em áreas de preservação permanente e reservas legais. Esses incentivos, de acordo com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, serão custeados com recursos da iniciativa privada e de fundos de cooperação internacional.

Essa informação, divulgada após uma tímida participação do governo federal na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), chamou a atenção do senador Jader Barbalho (MDB-PA) que está pedindo mais informações sobre a plataforma e sobre o plano Floresta+.

“O que me despertou a curiosidade foi o fato de o ministro do Meio Ambiente falar sobre atração de recursos de fundos de cooperação internacionais, já que o governo federal rejeitou o Fundo Amazônia, um fundo constituído por doações internacionais feitas por dois países europeus, a Noruega e o Reino Unido”, lembrou o senador.

O Fundo Amazônia tem em sua conta, sem movimentação, desde 2019, o montante de R$ 2,9 bilhões rejeitados pelo ex-ministro Ricardo Salles. Esse montante foi abastecido por doações de Noruega e Alemanha para financiar projetos de governos, organizações da sociedade civil e instituições de pesquisa de combate ao desmatamento, conservação ambiental e fomento a atividades econômicas sustentáveis.

Leia também:

Jader cobra Congresso após mais aumento de combustíveis

Helder Barbalho comemora vitória histórica na COP26

“Tal atitude do governo federal faz-me questionar a Vossa Excelência, quais seriam os novos parceiros “da iniciativa privada e de fundos de cooperação internacional” que estariam dispostos a colaborar com o Brasil, após desastrosa experiência enfrentada pelos dois países europeus?”, questiona o senador Jader, em ofício encaminhado ao ministro Joaquim Leite.

Segundo o parlamentar, desde o início deste governo foi adotada uma política de incentivo ao desmatamento, “política essa que teve seu ponto forte no desmantelamento do Fundo Amazônia, cujo destino ou futuro é uma incógnita”, ressaltou o parlamentar.

No ofício, o senador acentua que, nos últimos anos, o desmatamento avançou de forma descontrolada pela Amazônia. (Veja mais no box). “Os dados que apontam para uma triste realidade brasileira, me levam a fazer questionamentos na tentativa de entender a lógica da plataforma para o pagamento digital do programa Floresta+. Quais são seus objetivos, metas, funcionamento e, sobretudo, qual a principal fonte de recursos já confirmados”, questiona o senador.

Além do ofício, o senador Jader Barbalho encaminhou ao ministro do Meio Ambiente, um Requerimento de Informações, que é um instrumento usado pelo Legislativo para cobrar oficialmente esclarecimentos sobre determinados temas do Executivo.

No documento, o parlamentar paraense ressalta que é preciso solicitar ao ministro Joaquim Leite, “esclarecimentos sobre o funcionamento do Programa Floresta+ e da atual plataforma que será utilizada para o pagamento de incentivos para a preservação das florestas, bem como saber qual fonte de recursos será utilizada para o pagamento desses incentivos, tendo em vista que não há previsão no Orçamento Geral da União de 2022 e não há credibilidade no atual governo para conseguir recursos internacionais para essa finalidade”.

Na opinião do senador, o Brasil deve esforçar-se para cumprir as metas acordadas no âmbito do Acordo de Paris, e manter seu protagonismo nos esforços multilaterais para mitigar os efeitos danosos do aquecimento global. “Não há outro caminho, não há retorno, não estamos a falar de um futuro distante, as graves consequências provocadas pelas mudanças climáticas batem em nossas portas. O Brasil precisa fazer sua parte urgentemente”, concluiu Jader Barbalho.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias