plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ATUANTE

Elcione lidera  emendas em comissão voltada para a mulher

A deputada ocupa a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara

Imagem ilustrativa da notícia Elcione lidera  emendas em comissão voltada para a mulher camera Divulgação

A deputada federal pelo Pará, Elcione Barbalho (MDB), liderou essa semana, na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CMULHER), a aprovação de emendas ao orçamento da União para 2022. Os recursos aprovados beneficiarão mulheres de todo o país nas áreas de saúde, educação e enfrentamento à violência doméstica e familiar. Elcione ocupa a presidência da CMULHER na Câmara dos Deputados.

Além da discussão das emendas da Comissão, Elcione recebeu em seu gabinete, na capital federal, prefeitos e vereadores de diversos municípios do Pará. O objetivo das reuniões foi discutir a destinação de recursos de emendas que beneficiarão a população com melhorias em transporte, saúde, infraestrutura e outras esferas da gestão pública local.

“Essa foi uma semana muito importante. Os debates sobre recursos para a melhoria da vida do povo são uma parte fundamental do meu trabalho como deputada, principalmente em tempos como os que estamos vivendo. Infelizmente, tem muita gente passando dificuldades, sofrendo. Quero fazer o que estiver ao meu alcance para atender a todos, quero ver os paraenses e os brasileiros prosperarem”, disse Elcione.

Leia também:

Jader cobra Congresso após mais aumento de combustíveis

Belém ganha novas linhas de ônibus. Veja quais

No âmbito das emendas aprovadas pela Comissão, a primeira destina 700 milhões de reais para políticas de igualdade e enfrentamento à violência contra a mulher. Elcione é autora da proposição ao lado das deputadas Carmen Zanotto (Cidadania-SC), Dulce Miranda (MDB-TO), Marina Santos (PL-PI), Tereza Nelma (PSDB-AL) e pelo deputado Delegado Antonio Furtado (PSL-RJ).

A segunda proposta, também de autoria de Elcione e das deputadas e deputado coautores da primeira emenda, juntamente com a deputada Luizianne Lins (PT-CE), destina outros 673 milhões para o apoio à implementação da Casa da Mulher Brasileira e de centros de atendimento às mulheres em capitais e municípios. Já a terceira proposta, de autoria da deputada Carmen Zanotto e com a coautoria de Elcione, Luizianne, das deputadas Tereza Nelma, Érika Kokay (PT-DF), Marina Santos e do deputado Delegado Antonio Furtado (PSL-RJ), destina 81 milhões para a educação e formação em saúde.

Para o fomento às ações de graduação, pós-graduação, ensino, pesquisa e extensão, principalmente na área de política para mulheres, a autora Tereza Nelma e as coautoras Elcione Barbalho, Carmen Zanotto, Marina Santos e o coautor Delegado Antonio Furtado, definiram o recurso de 50 milhões na emenda aprovada pela Comissão.

Política

“A educação política para mulheres é de suma importância. Nós gostamos de política sim e queremos ocupar esses espaços, mas para muitas o que falta é a oportunidade e alguém que possa mostrar o caminho. É nosso dever, enquanto parlamentares, apontar esse caminho e fazer o que for possível para derrubar as barreiras que ainda as impedem de entrar para a vida pública”, defendeu Elcione.

Repúdio

Além da condução da votação, Elcione repudiou, em discurso, a violência policial contra uma jovem em Minas Gerais. A deputada afirmou sentir “dor na alma e revolta” ao assistir a agressão a uma mulher com um bebê no colo - registrada em vídeo e divulgada nas redes sociais.

“Precisamos dar um basta nisso! Precisamos nos unir e pedir ao governador de Minas Gerais, Sr. Romeu Zema, que sejam tomadas providências. Os policiais devem ser afastados e, após a conclusão das investigações, desligados definitivamente da corporação. Eles não podem ficar impunes, isso não é papel de prestadores de serviços de segurança pública, que são pagos por todos nós”.

A deputada lembrou que o caso não é isolado. “Não é a primeira vez, não podemos nos omitir”. Ela pediu que a assessoria da Comissão prepare um expediente ao governador de Minas Gerais para tomar as devidas providências. As deputadas Érika Kokay e Carmen Zanotto apoiaram a iniciativa. “Deputada, peço que o expediente seja coletivo. Parabenizo a presidente por trazer a essa Comissão um tema tão importante. A senhora nos orgulha”, declarou Carmen.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias