plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DESINFORMAÇÃO

TSE manda excluir fake news sobre Ciro Gomes no Telegram

Ministro Alexandre de Moraes ordenou que administradores de canal bolsonarista apaguem vídeo com diálogo falso entre o pré-candidato do PDT e líder de facção criminosa.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia TSE manda excluir fake news sobre Ciro Gomes no Telegram camera Ciro Gomes foi alvo de montagem falsa de conversa com suposto líder do PCC | Reprodução

Às vésperas do início das campanhas eleitorais, o combate contra a desinformação tem sido uma das principais preocupações dos partidos políticos e dos órgãos de Justiça, visto a velocidade com a qual uma notícia falsa pode se propagar nas redes sociais.

O ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou que um canal bolsonarista no Telegram exclua um vídeo manipulado que contém fake news contra o pré-candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT).

Veja também:

Bolsonaro diz que PEC 'das bondades' não é eleitoral

Lula divulga fotos com apoiadores duplicados e web reage

A montagem publicada na rede apresenta diálogo falso entre o pedetista e o suposto chefe da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Ela tem milhares de visualizações.

O vídeo mistura trechos de conversas de membros da facção, obtidas pela Polícia Federal em 2019, e de uma entrevista concedida por Ciro em outro contexto, em setembro do mesmo ano.

A decisão de Moraes atende a pedido do PDT. Para o ministro, “trata-se, assim, de veiculação de fato sabidamente inverídico, com a aparente finalidade de vincular a figura do pré-candidato a membros de organização criminosa, o que, em tese, configura propaganda eleitoral negativa”.

Na determinação, Moraes afirma que o coordenador do grupo tem responsabilidade sobre os conteúdos divulgados. Dessa forma, a não exclusão do arquivo gera multa diária fixada em R$ 10 mil.

Ao TSE, o PDT argumentou que a manipulação induz os “eleitores à crença falsa e execrável de existência de relação do pré-candidato com os crimes cometidos pelas referidas facções”.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias