Segundo informações apuradas pelo  jornalista Rodrigo Rangel, do portal Metrópoles, um caso inédito, na história da PF, por vir acontecer: o delegado Bruno Calandrini, responsável pela investigação sobre corrupção MEC que levou à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a prisão de integrantes da cúpula da Polícia Federal. 

O pedido está nas mãos da ministra Cármen Lúcia, encarregada do inquérito sobre a corrupção do MEC. Caberá à ela decidir sobre a prisão.  Calandrini alega ter havido interferência do alto comando da corporação nas apurações sobre o caso.

Vale ressaltar que esta é a primeira vez, na história recente, que um delegado pede a prisão da cúpula da PF.

Interferências

Pouco depois da prisão do ex-ministro Milton Ribeiro, o delegado Calandrini chegou afirmar que seus superiores estariam dificultando o andamento da investigação. Ele escreveu que não tinha “autonomia investigativa para conduzir o inquérito deste caso com independência e segurança institucional”.

juiz que prendeu ex-ministro da Educação tem carro atacado

PGR deve analisar interferência de Bolsonaro no caso do MEC

O delegado disse ainda que por uma “decisão superior”,  Milton Ribeiro não foi transferido de São Paulo para Brasília, quando estava preso. .

Além disso, Calandrini apontou indícios , por meio de ligações telefônicas interceptados com autorização judicial, de que o presidente Jair Bolsonaro  teria avisado Milton Ribeiro do risco iminente de deflagração de uma operação. A partir disso, o MPF (Ministério Público Federal) solicitou que o caso, que estava na primeira instância da Justiça Federal em Brasília, fosse transferido para o STF. Desde então, o inquérito está com a ministra Cármen Lúcia.

Segundo a apuração do portal Metrópoles, a solicitação da prisão da cúpula da Polícia Federal foi apresentada recentemente. Já havia a expectativa de que Calandrini recorresse a essa medida extrema. O delegado passou a ser alvo de uma sindicância interna por ter feito acusações contra seus superiores.

Delegado do caso do ex-ministro Milton Ribeiro, na foto, pede ao STF a prisão da cúpula da PF Foto: Agência Brasil/Arquivo

MAIS ACESSADAS