Acabou nesta segunda-feira (15) o prazo para partidos políticos, federações e coligações solicitarem o registro de candidatas e candidatos aos cargos em disputa nas Eleições 2022. Os registros ocorreram após a homologação dos respectivos nomes nas convenções partidárias realizadas pelas legendas. Os dados são enviados via CANDex, sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral exclusivamente para o registro de atas de convenções partidárias e de pedidos de registro de candidaturas.
Os cargos são os seguintes: presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital (figura que só existe no Distrito Federal, equivale ao cargo de deputado estadual).
Segundo o Tribunal de Justiça Eleitoral, nove candidatos estão na disputa pelo Governo do Estado e outros 11 tentam a única vaga que resta ao Pará no Senado. O MDB lançou o governador Helder Barbalho à reeleição. O partido conseguiu reunir 15 siglas e a coligação é, disparada, a mais numerosa nas eleições deste ano. Já o PSC, Patriota e PL decidiram lançar o senador Zequinha Marinho ao cargo. O PSOL e Rede escolheram Adolfo Neto como candidato. O PSTU fechou a candidatura de Cleber Rabelo, enquanto o PRTB confirmou o médico Felipe Augusto. Já o Solidariedade virá com o major Marcony concorrendo ao posto de chefe do Executivo. O AGIR tem como candidato confirmado o engenheiro Paulo Roseira. Outras duas mulheres lançaram candidaturas ao governo: Shirley Alves (Pros) e Sofia Couto (PMB).
SENADO
O Pará terá direito a uma vaga no Senado a partir de 2023 e 11 candidatos estão na disputa. Beto Faro, que é deputado federal, concorre pelo PT, PC do B e PV. Delegado Jardel é aposta do Podemos, enquanto Elielton Lira vem pelo Avante. O ex-senador Flexa Ribeiro, ex-PSDB, tenta voltar ao Senado agora pelo PP. O AGIR confirmou Gideon como candidato. Já o PL aposta em Mário Couto. O PROS confirmou Paulo Castelo Branco. O PSDB virá com o ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro. Enquanto o PSTU anunciou o professor João Santiago e o PRTB confirmou Renata Fonseca. Por último, o PMB, com Sabbá buscando a vaga ao Senado.
Segundo o TSE, concorrerão às 17 vagas do Estado na Câmara dos Deputados, em Brasília, 299 candidatos. E outros 619 concorrerão às 41 cadeiras na Assembleia Legislativa do Pará.
Eleitoras e eleitores podem acompanhar o andamento dos registros pelo sistema DivulgaCandContas, na página de cada candidato ou candidata. Desenvolvida pelo TSE, a ferramenta apresenta informações detalhadas sobre cada um deles, tais como certidões criminais e declaração de bens.
CANDIDATOS AO GOVERNO
HELDER (Federação Sempre pra Frente (PSDB e Cidadania); Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV); Republicanos; PP; PDT; MDB; Pode; DC; PSB; União; PSD; Avante)
ZEQUINHA MARINHO (PL/Patriota/PSC)
ADOLFO OLIVEIRA (PSOL/REDE)
CLEBER RABELO (PSTU)
DR. FELIPE (PRTB)
MAJOR MARCONY (SOLIDARIEDADE)
PAULO ROSEIRA (AGIR)
SHIRLEY HELENA ROLIM DE SOUZA (PROS)
SOFIA COUTO (PMB)
CANDIDATOS AO SENADO
BETO FARO (PT/PC DO B/PV)
DELEGADO JARDEL (PODE)
ELIELTON LIRA (AVANTE)
FLEXA (PP)
GIDEON (AGIR)
MARIO COUTO (PL)
PAULO CASTELO BRANCO (PROS)
PIONEIRO (PSDB)
PROFESSOR JOÃO SANTIAGO (PSTU)
RENATA FONSECA (PRTB)
SABBÁ (PMB)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar