plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
ELEIÇÕES 2022

Um antídoto efetivo contra a propagação de notícias falsas

Cartórios de Notas do Estado do Pará já registraram mais de mil atas notariais que podem ser prova judicial contra fake news

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Um antídoto efetivo contra a propagação de notícias falsas camera A Ata Notarial é um instrumento valioso e inovador que atesta fatos e documentos com alta credibilidade | Divulgação

Nestas eleições, uma das principais formas de ataque daqueles que não têm argumentos é inventar, divulgar e difundir notícias falsas contra adversários políticos e suas famílias.

Essa onda de propagação de notícias falsas tem um antídoto que toda cidadã ou cidadão podem utilizar frente a algum ataque: registrar junto aos cartórios de todo o país uma Ata Notarial, um instrumento valioso e inovador, que tem o poder de atestar fatos e documentos com alta credibilidade. O documento atesta a existência de conteúdos publicados no mundo virtual e podem servir de prova judicial.

Desfile Militar em Belém: veja como está o trânsito!

Feriado da Independência: veja o que abre e fecha no Pará

Os Cartórios de Notas do Pará já atestaram o registro de mais de mil atas notariais que podem comprovar a divulgação de notícias falsas (fake News) às vésperas da eleição.

Segundo dados divulgados pelo Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal (CNB-CF) - entidade que representa os Cartórios de Notas do país, o número de Atas Notariais realizadas no Pará cresceu 38% quando comparados aos dados de 2020, ano de eleições municipais. Comparação entre os quatro últimos períodos eleitorais no Brasil mostra crescimento no uso de atas notariais.

CRESCIMENTO

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil Seção Pará (CNB/PA), não é de hoje que a desinformação e a propagação de notícias falsas, as chamadas fakes news, tumultuam processos eleitorais no Pará, no Brasil e no mundo. “Documento hábil para a comprovação de crimes virtuais - como calúnia, injúria e difamação a utilização da Ata Notarial passou a ser cada vez mais procurada nos Tabelionatos de Notas paraenses como forma de combater ofensas pessoais e caluniosas a pessoas e instituições, tendência que se intensifica ainda mais com a proximidade das eleições”, explica o CNB/Pará.

Nas disputas municipais de 2016, foram contabilizadas 128 atas notariais, aumento de 161%. Já na corrida para o Governo do Estado do Pará de 2018, ano em que as “fake news” tiveram maior repercussão, o número de atas notariais teve um crescimento de 534% em relação a quatro anos antes.

NUMEROS

PROCURA

161% - Nas disputas municipais de 2016, foram contabilizadas 128 atas notariais, aumento de 161%.

534% - Já na corrida para o Governo do Estado do Pará de 2018, o número de atas notariais teve um crescimento de 534% em relação a quatro anos antes.

PARA ENTENDER

O que é ata notarial?

A Ata Notarial é regulamentada pelo artigo 384 do Código de Processo Civil (CPC) e constitui um documento público que registra um ou mais fatos ou circunstâncias narrados por pessoas que se sentiram atacadas, caluniadas ou ofendidas, entre outras circunstâncias.

Esse registro é feito na presença de um Tabelião, com a finalidade de emprestar fé pública a determinado acontecimento, a fim de pré-constituir uma prova para ser utilizada em processos judiciais. Pode ser usada para comprovar a existência de um conteúdo publicado em site ou rede social, mensagem no celular ou qualquer outra situação.

Solicitação pode ser feita de forma presencial ou on-line

Seguindo a tendência de crescimento, mesmo em meio à pandemia, as atas notariais podem também ser feitas de modo on-line pela plataforma e-Notariado. No ano passado foram registrados 1.198 documentos para serem usados como prova judicial.

“Nos últimos anos, a internet se popularizou de forma vertiginosa, o que ocasionou uma maior interação entre as pessoas pela internet. Nesse contexto, a ata notarial se tornou uma ferramenta primordial para a garantia de segurança jurídica nessas relações virtuais, uma vez que são provas de fatos e que, geralmente, são fatores decisivos em ações judiciais”, disse a presidente do Colégio Notarial do Brasil -- Seção Pará (CNB/PA), Larissa Rosso.

PROCEDIMENTO

Para solicitar o serviço, o interessado deve buscar um Cartório de Notas, de forma física ou pela plataforma e-Notariado, e solicitar que seja feita a verificação de uma determinada situação. No caso de ataques feitos em redes sociais e por aplicativos de mensagens que podem gerar processos por injúria, calúnia ou difamação e também quando da publicação de “fake news” é possível solicitar que o tabelião registre o que vê em uma página específica da internet, aplicativo, telefone, redes sociais ou arquivo digital de mensagens.

O documento emitido pelo notário conterá informações básicas de criação do arquivo - data, hora e local -, o nome e a qualificação do solicitante, a narrativa dos fatos - podendo incluir declarações de testemunhas, fotos, vídeos e transcrições de áudios -, além da assinatura do tabelião junto ao visto do cartório.

O Pará tem 206 cartórios de Notas em quase todos os municípios. Em Belém são 23 cartórios com situação ativa.

NUMEROS

Cartórios

206 - O Pará tem 206 cartórios de Notas, espalhados em quase todos os municípios.

23 - Em Belém são 23 cartórios com situação ativa.

AGENDA DOS CANDIDATOS

Adolfo (PSOL)

9h - Grito dos Excluídos, na avenida Nazaré.

CLEBER RABELO (PSTU)

8h - Participação no Grito dos Excluídos (Concentração em frente ao Colégio Nazaré).

Helder Barbalho (MDB)

Manhã: Desfile Cívico-Militar, às 9h, na avenida Presidente Vargas.

Tarde: XXII Festival Cultural e Esportivo do Dia dos Feirantes, às 16h, no Clube Bancrévea - Rodovia Mário Covas. KM 05. S/N.

PAULO ROSEIRA (agir)

7h30 - Passeio de carros antigos.

16h - Gravação com equipe de marketing.

Sofia Couto (pmb)

8h - Concentração para o ato do 7 de setembro na Visconde de Souza Franco e lançamento de campanha.

11h- Lançamento de campanha Sofia Couto e candidatos do PMB no comitê/aniversário da candidata.

Demais candidatos

Não enviaram as agendas para divulgação as assessorias dos candidatos Dr. Felipe (PRTB), Major Marcony (Solidariedade) e Zequinha Marinho (PL).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias