plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 33°
cotação atual R$


home
MESMO COM A MÁQUINA

Bolsonaro é o 1° presidente não reeleito do Brasil

Em 24 anos em que a reeleição foi estabelecida, Bolsonaro é o primeiro presidente na história do Brasil a não conseguir se manter no cargo

Imagem ilustrativa da notícia Bolsonaro é o 1° presidente não reeleito do Brasil camera Presidente perdeu a disputa eleitoral deste domingo (30) | ( Reprodução )

Neste domingo (30), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito, com 50,64% dos votos, para o cargo de presidente e derrotou em segundo turno o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Com a derrota neste segundo turno, Jair Bolsonaro (PL), se tornou o primeiro presidente na história do país a tentar a reeleição e perder nas urnas desde a redemocratização do Brasil.

Lula é eleito presidente num país dividido ideologicamente.

Somente três presidentes até aqui conseguiram a reeleição para mais quatro anos de mandato: Fernando Henrique Cardoso (PSDB) levou a melhor também sobre Lula nos anos de 1994 e 1998 vencendo ambas as disputas no primeiro turno, sendo que em 1998, foi o primeiro ano de reeleição.

No ano de 2002, Lula venceu pela primeira vez a disputa e chegou ao Palácio do Planalto. Quatro anos depois, o petista se reelegeu.

Já em 2010, Dilma Rousseff seguiu os passos do petista e também levou a melhor sobre o José Serra em sua primeira eleição. Quatro anos mais tarde, nova vitória no segundo turno sobre o PSDB, desta vez com Aécio Neves.

Após dois anos, no entanto, Dilma também sofreu impeachment, e Michel Temer assumiu o seu lugar na presidência até as eleições de 2018, quando Bolsonaro chegou ao posto após derrotar Fernando Haddad (PT).

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias