plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
DESAFIOS

Veja os paraenses da equipe de transição do governo Lula

Veja os nomes anunciados até então para compor as equipes de trabalho

Imagem ilustrativa da notícia Veja os paraenses da equipe de transição do governo Lula camera Helder e Jader estão na equipe de transição de Lula (na foto, ao lado do senador eleito Beto Faro) | Divulgação

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin, anunciou ontem (16), mais nomes para integrar o gabinete da transição no governo Lula. Entre os indicados está o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), que vai fazer parte da equipe de transição do grupo temático que vai reavaliar e definir as futuras ações para o Desenvolvimento Regional. Helder foi ministro da Integração Nacional. Antes disso, assumiu a pasta da Pesca e Aquicultura e posteriormente, foi ministro-chefe da Secretaria Nacional dos Portos. Graduado em administração pela Universidade da Amazônia, é pós-graduado com MBA Executivo em gestão pública pela Fundação Getúlio Vargas.

Nas redes sociais, o governador paraense disse que está “muito otimista com os novos desafios” e agradeceu o convite feito pelo vice-presidente, Geraldo Alckmin para compor grupo de desenvolvimento regional. “Juntos vamos pensar o desenvolvimento regional do país. Além de ter sido ministro da Integração Nacional, temos a contribuição sobre um novo modelo de desenvolvimento sustentável para a Amazônia”, publicou.

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) é uma das principais pastas responsáveis pela condução de políticas públicas nas regiões mais pobres do Brasil. Também integra a equipe de transição do Desenvolvimento Regional, ao lado do governador Helder, a paraense Esther Bemerguy, ex-secretária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Graduada em Economia, com especializações em Ciências Sociais Aplicadas; Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico; e Crescimento e Desenvolvimento Econômico, ela já trabalhou na Prefeitura de Belém. Bemerguy é servidora pública concursada.

Outro integrante do mesmo grupo temático é o professor e Doutor em Geografia, Adolfo da Costa Oliveira. Filiado ao PSol, fez mestrado em Educação Popular do Campo e Território, com trabalho focado na prática educativa na Amazônia ribeirinha. “Bora juntos construir um novo Brasil?”, registrou o professor Adolfo nas redes sociais.

Fazem parte do mesmo grupo temático do Desenvolvimento Regional: Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito pelo PT; Jonas Paulo Neves, ex-coordenador-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do estado da Bahia; Otto Alencar, senador pelo PSD da Bahia; Randolfe Rodrigues, senador pela Rede, do Amapá; Raimunda Monteiro, mestre em planejamento de Desenvolvimento Regional, doutora em ciências socioambientais; e Tânia Bacellar; ex-secretária Nacional de Políticas Regionais do Ministério da Integração Nacional.

Livia Duarte, eleita deputada estadual pelo PSol paraense vai integrar o grupo temático que analisa políticas de igualdade racial para o governo Lula “Com muita felicidade anuncio que faço parte da equipe de transição do governo Lula! Trabalharei ao lado de companheiras e companheiros de luta, no GT de Igualdade Racial. Vamos trabalhar arduamente para construir um Brasil para os trabalhadores e as trabalhadoras. Sem medo de ser feliz, meu povo”, comemorou nas redes sociais.

Outros paraenses indicados para a transição são: o ex-deputado federal e economista, Cláudio Puty, na área de planejamento; Márcio Meira no grupo que vai trabalhar com povos tradicionais; Zé Carlos Lima (PV) que estará na equipe que vai atuar com temas ligados ao meio ambiente.

O professor titular da Faculdade de Engenharia de Computação e Telecomunicações, do Instituto de Tecnologia, da Universidade Federal do Pará, Carlos Renato Lisboa Francês, também vai integrar a equipe de transição. O vice-presidente Geraldo Alckmin já havia indicado para compor a equipe de transição, o senador emedebista Jader Barbalho, que vai ser um dos conselheiros políticos do presidente Lula.

O reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex da Rocha, foi indicado para fazer parte do grupo temático que vai analisar a real situação da Educação no Brasil, uma das áreas mais flageladas pelo governo de Jair Bolsonaro. Cláudio Alex é presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

O gabinete de transição do governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva terá 31 grupos técnicos que vão debater temas como agricultura, assistência social, cultura, economia, educação, saúde, entre outros.

O trabalho será realizado em 50 dias, conforme informou o vice-presidente Geraldo Alckmin. Ele acentua que os nomes escolhidos para o governo de transição podem não ser nomeados para a gestão de Lula em 2023.

“O presidente Lula deixou claro que a transição, os que vão participar da transição, não têm relação direta com o ministério, com o governo. Podem participar, podem não participar, mas são questões bastante distintas. Esse é um trabalho de 50 dias”, informou Alckmin à imprensa. “Esse é um trabalho de busca a informações, de continuidade, de não interrupção de serviços públicos, de transparência, regido por lei e pautado no interesse público”, concluiu.

Veja os paraenses da equipe de transição do governo Lula
📷 |Diário do Pará
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias