O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderá gastar R$ 136 bilhões acima do orçamento de 2023. É o que diz Nelson Barbosa, integrante do Gabinete de Transição e ex-ministro da Fazenda e do Planejamento, em comunicado nesta segunda-feira (21) para a imprensa.
Barbosa garante que o gasto a mais não implicará em aumento nos gastos na proporção do Produto Interno Bruto (PIB). Ou seja, não provocaria uma expansão fiscal, tendo em vista que tal gasto será de 18,92% do indicador, um pouco maior do que o projetado para 2023, de 17,6%.
+ Fundo Amazônia deve recebe mais de R$ 5 bilhões, diz Helder
O integrante do Gabinete de Transição disse que, mesmo considerando esse valor a mais nas contas, a situação seria o equivalente a uma “recomposição” e não a de uma “expansão fiscal”, uma vez que o gasto seria igual ao usado no último ano do governo Bolsonaro.
PEC da transição
O ex-ministro aproveitou o espaço também para atualizar sobre a PEC da Transição, cujo texto deverá ficar pronto até amanhã (22) e deverá retirar do teto de gastos as despesas com Bolsa Família pelos próximos quatro anos.
LEIA TAMBÉM: Governo prevê reajuste na aposentadoria em 2023
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar