plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
POSSE

Amazônia Legal: Helder destaca união dos estados amazônicos

O governador do Pará foi eleito por unanimidade pelos governadores que integram o Consórcio, criado para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável.

Imagem ilustrativa da notícia Amazônia Legal: Helder destaca união dos estados amazônicos camera Helder Barbalho reiterou a determinação de trazer para a Amazônia uma Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas | Marco Santos/Ag. Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi empossado presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, nesta quarta-feira (04), em Brasília (DF). Ele foi eleito para o cargo por unanimidade, no último dia 19 dezembro, em votação realizada entre os governadores dos nove estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Além dos membros e governadores dos estados consorciados, o evento contou com a presença do ministro das Cidades, Jader Filho, e da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, além de representações internacionais, membros do Congresso Federal, prefeitos, deputados estaduais e vereadores.

Helder Barbalho ficará à frente do colegiado durante o ano de 2023, em substituição ao ex-governador do Amapá, Waldez Góes (PDT). O novo presidente do Consórcio Amazônia Legal destacou que vai atuar pela união e o fortalecimento entre os estados amazônicos, valorizando pautas comuns e estratégicas. “Objetivo é alavancar cada vez mais a nossa região para o protagonismo na compatibilidade e conciliação do desenvolvimento sustentável com o social”, ressaltou.

+ Lula pediu "Minha Casa, Minha Vida" com varanda, diz Jader

O novo presidente disse que, “tudo isso, para que possamos fortalecer a biodiversidade e todas as oportunidades advindas da floresta em pé, com a sua oportunidade de bioeconomia, transformando floresta em commodity e, consequentemente, em um novo ativo econômico de geração de emprego e renda”.

Primeira agenda

Também em Brasília, Helder Barbalho teve encontro com o ministro das Relações Exteriores, Chanceler Mauro Vieira, para reafirmar o compromisso do Consórcio Amazônia Legal em sediar uma edição da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP).

Helder Barbalho destacou a conquista do Consórcio nos últimos anos, principalmente na COP 27, realizada no Egito. Ele afirmou que a Amazônia Legal atingiu um patamar histórico, que precisa ser mantido e ampliado.

+ Ministro do Trabalho propõe fim do saque-aniversário do FGTS

“Vamos, cada vez mais, provocar o mundo para discutir a Amazônia a partir da ótica dos brasileiros e dos amazônidas. Particularmente, poder provocar as Nações Unidas a trazer o maior evento do mundo de discussão sobre o clima, que é a COP, para discutir in loco o conhecimento nossa realidade com riquezas, biomas e também nossos desafios sociais, e com isso construir um futuro que concilie pessoas e floresta”, enfatizou.

O governador Helder Barbalho ressaltou ainda que sua gestão será fundamental para que o Consórcio protagonize perante o Governo Federal as pautas envolvendo a Amazônia. O chefe do Executivo do Pará ponderou a necessidade de recuperação do pacto federativo e das parcerias institucionais entre os estados e a União.

Desenvolvimento sustentável

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal é formado por nove estados, que ocupam 59% do território brasileiro e abrigam mais de 29,3 milhões de pessoas.

O Consórcio tem a missão de acelerar o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal, de forma integrada e cooperativa, considerando as oportunidades e os desafios regionais. Seu objetivo é ser referência global em articulação, estratégia e governança, para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável até 2030.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Política

Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

Últimas Notícias