Publicações que circulam nas redes sociais, com prints de uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (2), afirmam que 8 mil militares foram exonerados pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tomou posse como Presidente da República no dia 1º de janeiro.
Uma apuração realizada pela Aos Fatos, porém, mostra que se trata de uma informação falsa. Enquanto na imagem da edição extra consta 963 servidores, entre civis e militares, a Presidência da República afirma que o número correto é de cerca de 1,2 mil - as outras exonerações poderão ser publicadas em datas posteriores.
VEJA TAMBÉM:
+ Jader Filho promete reconstruir o "Minha Casa, Minha Vida"
+ Look de Janja destaca mulher trabalhadora, diz estilista
Esses exonerados eram ocupantes de cargos DAS (direção e assessoramento superior) dos níveis 5 e 6, considerados os mais elevados na hierarquia da administração pública.
Cabe ressaltar que, em 2019, o governo Bolsonaro exonerou 159 cargos comissionados, além de eliminar 3.492 gratificações e 17.349 funções.
LEIA TAMBÉM: “Um momento forte pra mim”, diz Dilma ao voltar ao Planalto
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar