O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) presta depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília, nesta quarta-feira (5) no caso que investiga a entrada ilegal no país de joias dadas ao governo brasileiro pela Arábia Saudita.

Ao todo, serão colhidos dez testemunhos pela Polícia Federal, simultaneamente e em salas diferentes. Entre os que serão ouvidos, está o ex-ajudante de ordens, o tenente-coronel Mauro Cid, que tem reafirmado em sua defesa que as ordens para retirar as joias da Alfândega partiram de Bolsonaro.

Também serão ouvidos assessores que fizeram parte do governo do ex-presidente, além de fiscais da Receita Federal.

Relembre

O príncipe Mohammed bin Salman Al Saud entregou três pacotes com joias ao governo brasileiro e a Bolsonaro no período de 2019 a 2022. A defesa do ex-presidente alegou que “os bens foram devidamente registrados, catalogados e incluídos no acervo da Presidência da República”.

Os objetos, contudo, não foram declarados como presentes de Estado — o que eximiria o governo Bolsonaro de ter que pagar taxa dos itens na chegada ao Brasil, uma vez que a Receita Federal impõe que todos os produtos com valor superior a US$ 1000 sejam declarados.

Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom

MAIS ACESSADAS