Durante uma reunião com ministros e governadores, que foi transmitida ao vivo para a internet nesta terça-feira (18), o presidente Lula afirmou que os videogames estimulam comportamento violento nas crianças.
Em sua crítica, Lula destacou que os jogos só ensinam violência e não passam mensagens positivas às crianças do Brasil.
“Não tem jogo, não tem game falando de amor. Não tem game falando de educação. É game ensinando a molecada a matar. É cada vez muito mais morte do que na Segunda Guerra Mundial. É só pegar o jogo que essa molecada joga. É o meu filho, é o filho de cada um de vocês", declarou Lula.
O presidente também argumentou que a violência nos games estaria relacionada ao fato de as crianças jogarem com “gente de outro país” e que isso resultaria no atual cenário de violência registrado no país.
"Eu duvido que tenha um moleque de oito anos, de nove anos, de dez anos, de doze anos, que não esteja habituado a passar grande parte do tempo jogando essas porcarias. Hoje a molecada joga com gente de outro país. Passam noites jogando e tudo isso resulta nessa violência no meio de crianças", finalizou.
É importante ressaltar que não há nenhum estudo que comprove a relação de aumento da violência com o ato de jogar videogame. O professor associado a Universidade de Oxford, Andrew Przybylski, estuda mídias digitais e já publicou uma pesquisa que analisou mais de 1000 adolescentes britânicos
O estudo não encontrou nenhuma ligação entre o tempo jogando e um possível comportamento agressivo entre os participantes da pesquisa. Este resultado é consistente com outras pesquisas recentes que mostram pouca — ou nenhuma — relação entre jogos e violência.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar