A luta das mulheres por direitos iguais a dos homens vem desde o século XVII. Muitas das demandas já foram conquistadas, outras, porém, como a disparidade salarial entre homens e mulheres, ainda é um assunto que gera debate, embora a sociedade contemporânea seja muito mais evoluída que antigamente. Igualar salários, então, é uma necessidade urgente e básica.
Na última quinta-feira (4), esse assunto ganhou um novo capítulo e pode ser que essa realidade mude. No entanto, alguns parlamentares bolsonaristas, parecem concordar com a desvalorização do trabalho feminino e, apesar da PL ser aprovada e seguir para a análise do Senado, 36 deputados, incluindo mulheres, foram contra o Projeto de Lei 1085/23, enviado ao Congresso Nacional em março pelo governo Lula, que institui obrigatoriedade de igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
Leia também:
Reino Unido: Lula participará da coroação do Rei Charles III
A proposta era uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o texto aprovado na Câmara é um substitutivo elaborado pela relatora, deputada Jack Rocha (PT-ES). O PL seguirá para análise do Senado.
Pra quem não sabe, o PL prevê medidas a serem adotadas pelas empresas e patrões para garantir a equiparação salarial entre homens e mulheres para um trabalho de igual valor.
A principal delas é a instituição de uma multa para os empregadores que não respeitarem a igualdade de salários por motivo de sexo, raça, etnia, origem ou idade, que será equivalente a dez vezes o valor do novo salário devido ao empregado discriminado.
A maior parte dos votos contrários partiu de parlamentares bolsonaristas, incluindo mulheres, como Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP), além de deputados de primeira viagem, como Deltan Dallagnol (Podemos-PR).
O texto foi aprovado por ampla maioria: 325 votos e favor, 36 contrários e 3 abstenções.
Confira a lista de deputados que votaram contra o PL para equiparar salários de homens e mulheres com a mesma função
- Adriana Ventura (Novo-SP)
- Alberto Fraga (PL-DF)
- André Fernandes (PL-CE)
- Any Ortiz (Cidadania-RS)
- Bia Kicis (PL-DF)
- Bibo Nunes (PL-RS)
- Capitão Alden (PL-BA)
- Carla Zambelli (PL-SP)
- Carlos Jordy (PL-RJ)
- Caroline de Toni (PL-SC)
- Cb Gilberto Silva (PL-PB)
- Chris Tonietto (PL-RJ)
- Dani Cunha (União-RJ)
- Deltan Dallagnol (Podemos-PR)
- Dr. Jaziel (PL-CE)
- EduardoBolsonaro (PL-SP)
- Evair de Melo (PP-ES)
- Filipe Martins (PL-TO)
- General Girão (PL-RN)
- Gilson Marques (Novo-SC)
- Julia Zanatta (PL-SC)
- Junio Amaral (PL-MG)
- Kim Kataguiri (União-SP)
- Luiz Lima (PL-RJ)
- Luiz P.O Bragança (PL-SP)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
- Marcio Alvino (PL-SP)
- Mauricio Marcon (Podemos-RS)
- Mauricio do Vôlei (PL-MG)
- Ricardo Salles (PL-SP)
- Rodolfo Nogueira (PL-MS)
- Rosângela Moro (União-SP)
- Sargento Fahur (PSD-PR)
- Sgt. Gonçalves (PL-RN)
- Silvia Waiãpi (PL-AP)
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar