O ministro das Cidades, Jader Filho, entregou nesta segunda-feira (8) 183 casas do programa Minha Casa, Minha Vida para famílias que residem no município de Santa Mariana, no norte do Paraná. As casas ficam no Residencial Professora Silvana Souza Uzai de Souza, que beneficia as famílias de mais baixa renda, e estavam em obras desde abril de 2018.
Veja também:
Novo Minha Casa, Minha Vida amplia habitação no país
A Voz do Brasil: Jader Filho pontua mudanças no "Minha Casa"
“Estas famílias estavam esperando suas casas há muito tempo. O Minha Casa, Minha Vida voltou. Estamos entregando casas, retomando obras e nos próximos dias vamos anunciar novas contratações”, disse o ministro Jader Filho no evento realizado no município.
No pronunciamento que fez, para autoridades e parlamentares, o ministro anunciou que nesta semana serão publicadas as portarias do Minha Casa, Minha Vida e que vão permitir a contratação das obras pelo Governo Federal para a construção de casas.
Acompanhado pelo prefeito de Santa Mariana, Marcelo Bolinha, do presidente da Companhia de Habitação do Paraná, Jorge Lage, do Secretário Estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e pela deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), o ministro Jader Filho fez a entrega simbólica das chaves de uma das residências para o casal Fábio e Aline, e seus dois filhos.
“As pessoas não moram no Brasil, as pessoas não moram nos Estados, como no Paraná, as pessoas moram nos municípios e foi por isso que o presidente Lula recriou o Ministério das Cidades”, afirmou Jader Filho.
Na sua fala, o ministro Jader Filho fez um agradecimento especial ao Congresso por ter aprovado a PEC da Transição, afirmando que, se isso não tivesse ocorrido, não poderiam ter sido retomadas as políticas públicas, como o Minha Casa, Minha Vida. Destacou também que na nova fase do programa, as residências serão construídas próximas de postos de saúde, escolas, mercados, creches e com transporte coletivo.
“O Minha Casa, Minha Vida daqui para a frente será assim. Este programa não pode ser um problema para suas famílias, mas uma solução”, destacou Jader Filho.
O ministro lembrou que quando assumiu, em janeiro deste ano, existiam 186 mil unidades residenciais não concluídas, sendo que 83 mil delas com as obras paralisadas. Acrescentou que além de dar residência aos que mais precisam, o programa cria empregos.
O total de entregas do Minha Casa Minha Vida este ano no Paraná foi de 238 unidades habitacionais. Essas obras estavam paradas e foram retomadas. Até o final do ano serão entregues outras 517 unidades habitacionais.
Desde 2009, quando o Minha Casa, Minha Vida foi criado, foram contratadas 75.759 unidades habitacionais para a Faixa 1 (com renda de dois salários-mínimos), com recursos do Orçamento da União, e 527.714 unidades habitacionais com recursos do FGTS para quem tem maior renda (Faixas 2 e 3).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar