plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
VEJA O VÍDEO

Jader Filho fala sobre cidades sustentáveis em evento da ONU

Em painel realizado no âmbito da Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foram discutidas práticas, iniciativas e soluções para a Agenda 2030

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia Jader Filho fala sobre cidades sustentáveis em evento da ONU camera O ministro Jader Filho abriu o painel "Esperança para o Futuro". | Divulgação/Assessoria

Continuando sua participação na da Cúpula dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), o ministro das Cidades, Jader Filho, integrou neste domingo (17) o painel “Esperança para o Futuro”, às 11h45. O evento em Nova Iorque, nos EUA, faz parte da agenda da Assembleia-Geral da ONU, realizada ao longo desta semana. O Ministério das Cidades integra a delegação brasileira liderada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O painel, realizado no Conference Room 2 da sede da ONU, é parte do evento “Coalizão Local 2030: Impulsionando as Transições-Chave e Alcançando os ODS em 2030”, que serve como uma plataforma para fortalecer a parceria entre governos locais e outros atores e partes interessadas com o sistema das Nações Unidas, visando realizar a Agenda 2030 no nível local. Por meio dessa sessão, a Coalizão Local2030 tem como objetivo destacar práticas, iniciativas e soluções que aceleram os esforços localizados para a realização da Agenda 2030, e fornecer lições aprendidas na prática. Além disso, visa direcionar mais financiamento para os ODS no nível local.

Em sua fala, o ministro ressaltou que o futuro que queremos e a esperança para alcançá-lo se baseia em uma sociedade mais sustentável com cidades mais sustentáveis. “Não haverá justiça social sem inclusão urbana; e para assegurar o pleno exercício da cidadania, temos de garantir o pleno exercício do Direito às suas Cidades”, afirmou. “Precisamos nos comprometer plenamente com a visão endossada pela comunidade internacional quando aprovou a Nova Agenda Urbana, se quisermos realmente alcançar a Agenda 2030. Precisamos também colocar as cidades no centro das nossas deliberações sobre a mudança do clima, para alcançarmos o objetivo central do Acordo de Paris.”

O ministro compartilhou a visão de futuro do Ministério das Cidades colocando cidades, comunidades locais, movimentos sociais de base e outros atores municipais e metropolitanos no cerne das políticas urbanas nacionais, citando as áreas de atuação da pasta, habitação, saneamento, mobilidade urbana, desenvolvimento urbano e metropolitano e territórios periféricos. “Mobilizamos, para cada uma dessas áreas de enfoque, recursos significativos, financeiros, técnicos e humanos, sempre com o firme compromisso com uma abordagem multinível que vai do local ao nacional”, garantiu.

Jader Filho: "Precisamos nos comprometer plenamente com a visão endossada pela comunidade internacional quando aprovou a Nova Agenda Urbana, se quisermos realmente alcançar a Agenda 2030"
📷 Jader Filho: "Precisamos nos comprometer plenamente com a visão endossada pela comunidade internacional quando aprovou a Nova Agenda Urbana, se quisermos realmente alcançar a Agenda 2030" |Divulgação/Assessoria

Em seu discurso o ministro também fez um anúncio ao lembra a instituição na última quinta-feira, pelo presidente Lula, do Conselho Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, órgão consultivo encarregado de internalizar a Agenda 2030. “Nas próximas semanas, restabelecerei o Conselho Nacional das Cidades, encarregado de nos ajudar a desenhar políticas urbanas mais inclusivas, baseadas em prioridades identificadas pelos governos locais e líderes comunitários”, disse.

Jader Filho concluiu sua participação lembrando novamente do resultado dos esforços do governo brasileiro na preservação ambiental, que resultou na queda em 66% dos alertas de desmatamento na Amazônia no último mês, e incentivou os países desenvolvidos a intensificarem seus compromissos.

“O caminho da preservação permanente passa necessariamente pelos investimentos nas nossas cidades, pois é nos centros urbanos em que se encontra a grande maior parte da população brasileira. Não haverá conscientização e preservação ambiental sem empregos dignos e qualidade de vida para essas pessoas”, afirmou. “Assim, mais uma vez, reforço o que disse no Fórum dos Governos Locais e Regionais: os países ricos, se querem de fato alcançar os ODSs, precisam ajudar os países em desenvolvimento de maneira prática, saindo do discurso e passando para a ação.

A agenda do Ministério das Cidades no âmbito da Assembleia-geral da ONU continua nesta segunda-feira (18), o ministro apresenta ações do governo brasileiro e oportunidades no painel “Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria e pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na Bolsa de Valores de Nova Iorque. O ministro das Cidades também participa, na terça-feira, da abertura da Assembleia-Geral da ONU, na sede da Organização.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias