O ministro das Cidades, Jader Filho, se reuniu com o Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia (AIE), Fatih Birol durante o cumprimento de agenda na França para participar do 1º Fórum Mundial de Edificações e Clima.
O objetivo é debater a descarbonização e a resiliência das cidades definidas durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP28). Jader Filho mostrou os projetos do Brasil, em especial o Minha Casa, Minha Vida e a energia limpa que as novas construções do programa vão ter.
"Estou muito feliz com a experiência que eu pude ouvir aqui, com as discussões sobre o G20, sobre o papel do Brasil na presidência à frente do G20, onde o presidente Lula tem falado muito sobre justiça social e a gente tem que falar de energia limpa, temos que falar de adaptação e foi isso que nós discutimos hoje aqui com o doutor Fatih”, destacou o ministro.
“Estou muito feliz com essas agendas aqui na França para fazer com que programas como o Minha Casa, Minha Vida, o mundo conheça, mas também levando experiências daqui para melhorar o Minha Casa, Minha Vida e as políticas públicas do Ministério das Cidades”, ressaltou.
A Agência Internacional de Energia (AIE) promove o conhecimento sobre eficiência energética, novas tecnologias, modelagem e estatística no setor energético e políticas públicas para fontes renováveis de energia.
Isso a caracteriza como uma das organizações mais respeitadas mundialmente no âmbito do setor energético. O Brasil intensificou os trabalhos com a Agência nos últimos anos e possui parceria desde 2017.
A construção de edifícios com emissão zero de carbono e a criação de habitações acessíveis, adequadas e sustentáveis, principalmente para as populações mais vulneráveis, também fizeram parte da discussão das sessões temáticas e plenárias que Jader Filho esteve presente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar