Uma das promessas durante a campanha eleitoral de 2022 do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva era fazer a retomada das contratações e contruções de imóveis por meio do programa social Minha Casa, Minha Vida. Agora em 2024, a iniciativa está prestes a anunciar mais casas destinadas a famílias de baixa renda.
O presidente Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, vão anunciar, na próxima quarta-feira (10), o anúncio da seleção de projetos para construção de 110 mil novas unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades.
CONTEÚDO RELACIONADO:
- Saiba como garantir seu imóvel no Minha Casa, Minha Vida
- Minha Casa, Minha Vida: região Norte terá subsídio extra
O relançamento do Minha Casa Minha Vida, ocorrido em fevereiro do ano passado, sob a gestão do Ministério das Cidades, liderado por Jader Filho, tem como objetivo atingir a meta de 2 milhões de novas unidades contratadas antes do final do atual mandato de Lula, em dezembro de 2026.
O anúncio das seleções será feito em uma cerimônia com a presença do presidente, ministros e representantes dos grupos beneficiados, que envolvem pessoas que vivem na zona rural, entidades de luta por moradia, associações de moradores, quilombolas, indígenas e outros grupos.
Quer mas notícias do Brasil? Acesse nosso canal no WhatsApp!
Do total de unidades habitacionais anunciadas, cerca de 75 mil serão destinadas a moradores de áreas rurais, enquanto o restante, cerca de 38 mil, será distribuído para entidades.
CRONOGRAMA
Após o lançamento, será aberto um prazo para que estados, prefeituras e entidades apresentem projetos ao Ministério das Cidades, que irá selecionar quem receberá os recursos. A expectativa é que os contratos sejam firmados ainda neste ano.
Em discursos recentes, Jader Filho ressaltou que a meta de dois milhões de novas casas deve ser ultrapassada. “Podemos ultrapassar essa previsão. Acho que a meta poderá ser cumprida já no meio de 2026", declarou.
Em termos de balanço do programa, a meta é concluir a assinatura de contratos de 780 mil novas unidades habitacionais até o final do ano, o que inclui as 110 mil unidades a serem anunciadas, além das unidades das Faixas 1, 2 e 3.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar