plus
plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Edição do Dia
Previsão do Tempo 34°
cotação atual R$


home
CRIMINALIZAÇÃO

CCJ da Câmara vota PEC de porte de drogas nesta terça

A proposta visa criminalizar a posse e o porte de qualquer quantidade de droga, além de estabelecer critérios para diferenciar usuário de traficante.

twitter Google News
Imagem ilustrativa da notícia CCJ da Câmara vota PEC de porte de drogas nesta terça camera Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara | Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara começará a analisar nesta terça-feira (4) uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e a posse de drogas, independentemente da quantidade.

O relator, deputado Ricardo Salles (PL-SP), afirma já ter votos suficientes para aprovar a PEC, mas prevê que deputados governistas tentarão obstruir a votação e pedir vista - mais tempo para análise do projeto.

O pedido de vista tem um prazo de duas sessões do plenário da Câmara, o que provavelmente adiará a votação na CCJ para a próxima semana.

Conteúdos relacionados:

O texto já foi aprovado pelo Senado e discutido em audiência pública na Câmara, onde deverá ser votado na CCJ e em uma comissão especial, responsável por discutir o mérito do projeto.

Somente após essa etapa a proposta estará pronta para ir ao plenário. A votação, no entanto, dependerá do presidente da Câmara, que decidirá sobre a inclusão do tema na pauta.

A proposta prevê a criminalização do porte e posse de qualquer quantidade de droga no artigo da Constituição que trata dos direitos e garantias individuais. Para especialistas, isso pode endurecer a legislação e retomar a prisão de usuários.

A PEC entrou no radar do Congresso como uma reação de parlamentares ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que pode descriminalizar o porte de maconha, em pequena quantidade, para uso pessoal.

Quer ler mais notícias de Política? Acesse nosso canal no Whatsapp

Além de criminalizar o porte e a posse, a proposta prevê incluir na Constituição a distinção entre traficante e usuário, com penas alternativas à prisão para usuários.

Na prática, para especialistas, a proposta não traz inovações e repete o conteúdo já existente na Lei de Drogas, em vigor desde 2006. Agora, a PEC busca inscrever a criminalização na Constituição, o que tornaria mais difícil mudar a regra no futuro.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

    Mais em Política

    Leia mais notícias de Política. Clique aqui!

    Últimas Notícias