As discussões do grupo de trabalho (GT) da Câmara dos Deputados para uma nova proposta de combate à divulgação de informações falsas (PL das Fake News) não avançaram no primeiro semestre deste ano. Criado em junho pelo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), o grupo ainda não realizou nenhuma reunião, colocando em risco a efetivação do projeto ainda este ano.
O primeiro turno das eleições municipais está marcado para 6 de outubro e o segundo turno para 27 de outubro. Nesse período, candidatos intensificam suas articulações políticas para apresentar candidaturas e conquistar votos.
Um levantamento do Metrópoles, realizado em maio, indica que pelo menos 60 deputados disputarão as eleições municipais, o que deve enfraquecer as discussões na Câmara dos Deputados no segundo semestre.
Quer mais notícias de política? acesse o nosso canal no WhatsApp
Em março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou o Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia (Ciedde), que já está operando, segundo o ministro Alexandre de Moraes, ex-presidente da Corte Eleitoral.
Membros do GT informaram ao Portal Metrópole que as discussões podem começar após o recesso parlamentar, que termina em 31 de julho. No entanto, com a proximidade das eleições municipais, a Câmara estará esvaziada, já que muitos parlamentares devem concorrer.
Anúncio de Lira
Arthur Lira anunciou em abril a criação do grupo de trabalho para apresentar um novo texto que regulamentasse as redes sociais e combatesse as fake news. Lira criticou o Projeto de Lei (PL) nº 2.630/20, do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), conhecido como PL das fake news, afirmando que o texto foi “polemizado”.
“O texto teve problemas com a comissão, a agência reguladora, e as várias versões feitas pelas redes sociais, relacionadas à falta de liberdade de expressão e censura. Quando um texto ganha essa narrativa, ele simplesmente não tem apoio”, explicou Arthur Lira na ocasião.
Tema perde força
Por conta de temas como a reforma tributária e a "PL do Aborto", as discussões sobre a "PL das Fake News" perderam força na Câmara dos Deputados.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar