plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
DIREITOS HUMANOS

Brasil registra mais de 4 mil violações contra trans em 2023

Dados são do Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania

Imagem ilustrativa da notícia Brasil registra mais de 4 mil violações contra trans em 2023 camera Os estados que tiveram maior recorrência de casos denunciados foram São Paulo (25%), Bahia (16%) e Rio de Janeiro (14%). | Foto: Marcelo Casal/ Agência Brasil

O Brasil registrou 4.482 violações de direitos humanos contra pessoas trans ao longo do ano passado, segundo dados do Disque 100, canal de denúncias do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

Os estados que tiveram maior recorrência de casos denunciados foram São Paulo (25%), Bahia (16%) e Rio de Janeiro (14%).

Conteúdos relacionados:

Segundo dados do ministério, foram 784 ocorrências ligadas à tortura psíquica, 762 alertando que a vítima sofreu algum tipo de constrangimento e 564 registros indicando discriminação. Também foram registradas ameaças, injúrias, exposição de risco à saúde e agressão física.

O ministério avalia que esses números podem indicar subnotificação, e alerta para que as pessoas recorram ao Disque 100."É por meio desse serviço que podemos ter a dimensão, em nível federal, de quais são os melhores passos a serem dados a fim de que tenhamos, cada vez mais, políticas mais eficientes e plurais", diz Symmy Larrat, secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.

Quer ler mais notícias do Brasil? Acesse nosso canal no Whatsapp

Por ocasião do mês da visibilidade trans, o ministério organiza uma série de ações a partir de segunda-feira (29), entre elas a realização de seminários, lançamento de dossiê com dados sobre violência contra travestis e transexuais e a entrega do troféu Fernanda Benvenutty.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em QUEER

Leia mais notícias de QUEER. Clique aqui!

Últimas Notícias