Após 10 dias internado no Hospital de Campanha de Santarém, oeste do Pará, Haroldo Ferreira Dias, de 63 anos, recebeu alta médica na última terça-feira (28), dois dias após a esposa dele também ser liberada do mesmo hospital.

Anita, esposa do paciente, esperava junto a equipe médica a liberação do marido para comemorarem não só a recuperação da covid-19, mas também o aniversário dele, que passou enquanto estavam internados.

De mãos dadas, os dois deixaram a Unidade segurando a mensagem “Vencemos a COVID-19”. Eles seguiram caminhando até o portão de saída ao som da música “Conquistando o impossível”, escolhida pela família como hino da vitória e cantada pela equipe da Unidade. Questionados sobre qual a primeira coisa que fariam quando chegassem em casa, Anita e Haroldo responderam sorrindo: “tomar nosso café da tarde”.

A enfermeira Jacqueline Nogueira, fala sobre a necessidade desse esforço de humanização. “Entendi a necessidade do casal se encontrar nesta data comemorativa. Eles estão casados há 42 anos e o aniversário dele não poderia passar de outra maneira. Afinal, eles estão celebrando a vida e a união”, disse. A enfermeira esclarece também que os pacientes não comeram as guloseimas de aniversário. “Para eles a comida foi simbólica”.

A esposa de Haroldo fala sobre a dificuldade de ter tido o marido internado. “Temos nossa rotina. De tarde sentamos para tomar nosso cafezinho e bater papo, ele cata minha cabeça e eu cato a dele. Para mim foi muito difícil. Foi como se tivessem arrancado algo de dentro de mim”, relatou.

Casal venceu a covid-19 Foto: Divulgação/HCS

MAIS ACESSADAS