plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
TENHA CUIDADO!

Atenção! Saiba os riscos de usar celular conectado à tomada

Casos recentes de mortes provocadas por descarga elétrica trazem à tona a necessidade de usuários adotarem cuidados ao usar o aparelho

Imagem ilustrativa da notícia Atenção! Saiba os riscos de usar celular conectado à tomada camera Quando o aparelho está conectado na tomada, a bateria aumenta a temperatura, o que pode provocar sérios problemas durante seu manuseio simultâneo | StockSnap/Pixabay

Cada vez mais têm sido noticiados casos de pessoas que morrem vítimas de descarga elétrica ao usarem o celular conectado à tomada. No sudeste paraense, a mais recente vítima foi uma mulher de 31 anos, acendendo mais uma vez o alerta para que as pessoas tenham cuidado ao utilizarem o aparelho nessas condições.

Com redução de casos, Hospital diminui leitos para covid-19

O hábito pode parecer simples, mas oferece um enorme perigo: não apenas provocar a morte de alguém durante seu uso, como causar incêndios e desastres maiores. Somente nesse primeiro semestre, 10 acidentes com carregadores de celulares foram registrados no Brasil; nesses, sete pessoas morreram, segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel).

“Quando o assunto é eletricidade, devemos estar sempre em alerta porque os acidentes costumam ser mais sérios. Devemos nos atentar para as situações de risco dentro de casa, principalmente com crianças e idosos. Outro ponto a observar é a qualidade das instalações elétricas do imóvel, pois fiações muito velhas também podem causar acidentes”, destaca Alex Fernandes, executivo de segurança da Equatorial Pará.

+ E MAIS: Jovem é achado morto no Pará; suspeita é descarga elétrica

Confira abaixo dicas de segurança
📷 Confira abaixo dicas de segurança |Markus Spiske/Pexels

Dicas de segurança

1 - Evite usar o aparelho conectado na tomada

A principal recomendação é não utilizar o celular ou atender ligações se o aparelho está conectado na tomada, uma vez que a bateria aumenta a temperatura, o que pode provocar um superaquecimento ou, nos casos mais extremos, uma explosão.

2 - Não utilize cabos/carregadores falsificados

Os carregadores falsos não possuem as devidas certificações e garantias de segurança, podendo provocar sérios problemas, mesmo que o celular seja construído para evitar choques e explosões.

O mesmo vale para os cabos. Opte pelos originais e fique atento à conservação. Certifique-se de que não está danificado e que a fiação interna não está exposta. Caso esteja, descarte em local adequado.

3 - Evite adaptadores e extensões

Acredite ou não, os “benjamins” são considerados vilões das instalações elétricas. Eles aumentam o risco de uma sobrecarga nas tomadas e, consequentemente, de acidentes elétricos.

4 - Vai chover? Tire da tomada!

Durante chuvas fortes e de longa duração, retire o aparelho da tomada, pois a condição atmosférica gera descargas elétricas que podem representar riscos à segurança da rede. E jamais utilize fones de ouvido com celular conectado à tomada.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias