plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
RESTITUIÇÃO

1º lote do Imposto de Renda será pago em 31 de maio

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 vai até as 23h59 do dia 29 de abril

Imagem ilustrativa da notícia 1º lote do Imposto de Renda será pago em 31 de maio camera Primeiro lote será pago aos contribuintes com prioridade | Reprodução

Os contribuintes que entregam a declaração do Imposto de Renda nos primeiros dias do prazo têm mais chances de receber antes a restituição. A Receita Federal pagará cinco lotes de restituição em 2022, de maio a setembro.

O primeiro lote do Imposto de Renda 2022 será pago no dia 31 de maio e é destinado aos contribuintes com prioridade no pagamento. Idosos, pessoas com deficiência física ou mental ou doença grave e profissionais cuja maior fonte de renda é o magistério têm prioridade no pagamento.

O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 vai até as 23h59 do dia 29 de abril. O programa do IRPF 2022 pode ser baixado do site da Receita.

Têm prioridade na restituição: idosos acima de 80 anos; contribuintes entre 60 e 79 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério, por ordem de envio da declaração.

A restituição só será paga se a Receita Federal não identificar pendências, como omissão de rendimentos do titular e dos dependentes, ou informações erradas na dedução de despesas médicas, por exemplo. Nesses casos, a declaração fica na malha fina e é preciso corrigir as pendências para ter a restituição liberada.

PAGAMENTO POR PIX

Os contribuintes que tiverem Imposto de Renda a restituir neste ano poderão receber o dinheiro via Pix, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central. A Receita só pagará a restituição por Pix para o titular da declaração que tiver chave com seu número do CPF.

Para quem preferir ou não tiver chave Pix, ainda haverá a opção de pagamento por conta-corrente, aquela que é informada na etapa final do preenchimento da declaração.

Nesse caso, é preciso ter atenção para informar os dados corretamente. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (por exemplo, a conta informada foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um no no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB, acessando o endereço: https://www.bb.com.br/irpf, ou pela Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

*

CALENDÁRIO DE PAGAMENTO DA RESTITUIÇÃO

Lote - Data do pagamento

1º - 31 de maio

2º - 30 de junho

3º - 29 de julho

4º - 31 de agosto

5º - 30 de setembro

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias