plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 27°
cotação atual R$


home
FAÇA BOM USO

3º lote do IR: saiba como aproveitar esse dinheiro extra

Contribuintes que foram contemplados com uma grana a mais devem pensar cuidadosamente em como usá-lo

Imagem ilustrativa da notícia 3º lote do IR: saiba como aproveitar esse dinheiro extra camera Consulta do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda foi disponibilizada nesta sexta (22) | Agência Brasil

O terceiro lote da restituição do Imposto de Renda veio, para muitos, em um bom momento. Cada vez mais próximos do fim do mês, sem dúvida é um alento para muitos trabalhadores ter acesso a um dinheirinho “extra” e que, certamente, vai ajudar a dar um pouco mais de respiro no próprio bolso.

A restituição do Imposto de Renda é a devolução do valor pago a mais na declaração do imposto. Em outras palavras, se o contribuinte pagou menos do que o calculado, deverá se ajustar e corrigir isso. Do contrário, se pagou a mais, tem um bom saldo a ser recebido e poderá resgatá-lo.

Faça bom uso

Com a liberação do 3º lote, o contribuinte que se enquadra nos requisitos pode muito bem ter esse dinheiro extra em mãos, mas a pergunta de milhões é: o que fazer com essa grana a mais? De acordo com Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Educação Financeira (ABEFIN), o primeiro passo é avaliar cuidadosamente todas as possibilidades de uso.

"O uso do dinheiro dependerá da realidade da pessoa que for receber. Sempre preguei poupar esses valores para realizações futuras e que utilizar esse dinheiro demonstrava falta de educação financeira, mas vivemos tempos de crise e seus impactos financeiros. Esse dinheiro se mostra uma ótima alternativa para quem quer ajustar problemas financeiros. Lembrando que, independentemente do uso, é preciso pensar nos hábitos financeiros e buscar economia imediatamente", alerta.

+ Banco é condenado a devolver dinheiro de cliente; entenda!

Domingos orienta que caso o contribuinte tenha financiamentos ou dívidas em cheque especial ou cartão, deverá voltar a atenção para eles e estudar a viabilidade de quitá-los com o saldo que está disponível. “Deve-se estabelecer uma estratégia para eliminar o problema, mas nada de sair pagando essas. É preciso estratégia na hora de procurar os bancos e, se não encontrar uma boa negociação, não fechar o acordo”, frisa.

Já para os que estão relativamente bem financeiramente, sem dívidas ou no vermelho, o cenário é mais favorável para os investimentos. É importante, contudo, que esse valor esteja atrelado aos objetivos familiares, caso contrário, o retorno poderá não ser tão interessante.

Veja abaixo as orientações:

  • Por mais que os números mostrem um tipo de investimento como vantajoso, vários fatores devem ser avaliados antes dessa decisão, dentre os quais estão o comportamento do mercado, que pode mudar de rumo com o passar dos anos e, principalmente, os sonhos e objetivos que se quer atingir com o dinheiro investido;
  • Investir apenas na linha que, aparentemente, tem a maior rentabilidade pode ser uma armadilha, levando até mesmo a prejuízos. E, já que o investimento deve ser atrelado a um sonho, é importante saber que devem ser, no mínimo, três: curto, médio e longo prazos. Os de curto são aqueles que se pretende realizar em até um ano. Para esses, é interessante aplicar em caderneta de poupança, pois, quando necessitar, terá a disponibilidade de retirar sem pagar taxas, imposto de renda ou perder rendimentos;
  • É importante manter a calma e não tomar decisões por impulso. Também recomendo que se tenha uma reserva financeira extra para os imprevistos (para este, a poupança também é recomendada), pois geralmente, problemas acabam desviando o dinheiro dos sonhos de médio e longo prazo;
  • Por fim, por mais que as informações direcionem para mudanças de aplicações, uma das premissas da educação financeira é manter a calma e ter objetivos, o que fará com que a realização de seus sonhos se torne mais simples.
VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias