plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 25°
cotação atual R$


home
NESTA SEXTA

Dia nacional do ciclista terá ação educativa em Belém

A data será lembrada com uma ação educativa promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran)

Imagem ilustrativa da notícia Dia nacional do ciclista terá ação educativa em Belém camera 19 de agosto dia do ciclista | ( Reprodução )

O Dia Nacional do Ciclista, é comemorado no dia 19 de agosto, a data foi instituída pela Lei 13.508 sancionada em 2017.

O objetivo do Dia Nacional do Ciclista é incentivar a população brasileira a praticar uma reflexão sobre os problemas do trânsito e a necessidade de criação de políticas de trânsito voltadas a garantir mobilidade social a todos.

Passeio ciclístico reúne esporte, lazer e fé em único evento

E nesta sexta-feira (19), a data será lembrada com uma ação educativa promovida pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), em Belém.

A ação integra a programação anual do órgão, que todos os anos chama a atenção da sociedade para o direito de circulação e segurança de quem pedala. A programação ocorre das 17h às 18h, em frente à sede do órgão, na avenida Augusto Montenegro.

Círio: venda de ingressos de arquibancada volta na sexta

Legislação -

Bicicletas, triciclos, handbikes e outras variações são todos considerados veículos, com direito de circulação pelas ruas e prioridade sobre os automotores, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para cumprir a legislação, os servidores da Coordenadoria de Educação do Detran vão conversar com a população para orientar sobre as normas de trânsito e as condutas a serem adotadas pelos motoristas para evitar acidentes, entre elas nunca “fechar” a bicicleta na via, priorizar a passagem de ciclistas e pedestres e manter distância entre o carro e a bicicleta dentre outras.

UFPA divulga listão de chamada de quase 300 calouros

O Detran lembra que ameaçar o ciclista com o carro, bem como estacionar na ciclofaixa ou ciclovia é infração gravíssima, passível de suspensão do direito de dirigir e apreensão do veículo e da habilitação. Por outro lado, o ciclista também deve manter um comportamento seguro na via. Lugar de bicicleta é na rua, no sentido dos carros e nas faixas laterais da via. Nas vias urbanas e rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, na lateral da via. Essas e outras dicas serão alvo da ação do Departamento.

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

tags

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Serviço

Leia mais notícias de Serviço. Clique aqui!

Últimas Notícias