Dados do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou as viagens realizadas por brasileiros nos últimos anos. Em 2021, foram registradas 12,3 milhões de viagens, sendo que 99,3% ocorreram dentro do país.
Em entrevista ao site norte americano Insider, a comissária Beth Windsor, que tem 10 anos de experiência em voos, falou sobre os cinco melhores e piores lugares para ficar durante a viagem de avião.
Por que são bons: Este tipo de assento geralmente custa mais caro, o que quer torna menor a possibilidade de que você tenha um vizinho no assento ao lado. A não ser que o voo esteja lotado. Além disso, eles são ideais para passageiros que precisam de mais espaço para as pernas.
Mas... Quem é friorento deve evitá-los, já que esta porção do avião pode ser mais fria por causa de corrente de ar externa. Você também deve concordar em operar a saída e auxiliar outros passageiros em caso de emergência.
Também por esta razão, todos os seus pertences precisam estar no bagageiro sobre o assento. Pode ainda acontecer, no meio do voo, de seus entornos se tornarem um pouco lotados por outros passageiros que resolvem bater um papo enquanto esticam as pernas.
Assentos em filas duplas
Por que são bons: Algumas aeronaves não possuem o por vezes temido assento do meio, apenas uma fileira rente à janela e outra ao corredor em cada lado do avião. Este tipo de avião oferece espaço adicional entre o seu assento e o do vizinho e, portanto, mais conforto.
Área frontal
Por que são bons: Sentar-se na porção dianteira da aeronave costuma significar uma viagem menos barulhenta. Geralmente comissários começam o serviço por ali, o que também resulta em melhores chances de conseguir sua opção de refeição desejada.
Seção do meio
Por que são bons: Os assentos na metade do avião costumam estar próximos das asas, o que os torna a porção mais estável da aeronave. Caso encontre alguma turbulência no trajeto, por aqui haverá menor tremor e transtornos.
Mas... Esta região pode ser mais barulhenta justamente porque também está ao lado de turbinas.
Assentos na janela
Por que são bons: Não importa em que parte do avião, os lugares à janela são a preferência de Beth porque oferecem paisagens bonitas e potencialmente relaxantes para viajantes nervosos. Além disso, aqui não há a possibilidade de ser incomodado por um vizinho que quer se levantar para usar o banheiro, além de possuir mais espaço lateral para se apoiar e tirar uma soneca.
Piores assentos do avião Diretamente na frente ou atrás da divisória
Por que são ruins: Os lugares atrás das paredes divisórias do avião, como as que protegem a copa, geralmente, eliminam a possibilidade de guardar seus pertences no chão, pois há pouco espaço para os pés, além de não possuírem a mesma reclinagem que outros assentos do avião.
Além disso, não é possível puxar a bandeja para usar quando quiser. Apenas durante o serviço é que uma mesa é instalada a sua frente. Quem teme barulhos de crianças deve evitá-los, pois nessa região geralmente são acomodados cadeirinhas e bebês conforto.
Mas... Se você se incomoda com quem inclina demais o assento perto de você ou faz aquela bagunça ou puxar a bandeja, este assento pode ser ideal.
Assentos próximos ao banheiro
Por que são ruins: Você sempre terá algum passageiro passando por você durante todo o voo e não poderá escapar dos barulhos de descargas, luzes que se acendem e, o pior, do cheiro que emana do sanitário.
Mas... Você pode não ter que esperar na fila para usar o banheiro se estiver ali, é só se levantar quando perceber que está vazio.
Perto da copa
Por que são ruins: Geralmente localizados na frente e na porção traseira do avião, embora aeronaves maiores também tenham uma no meio, a copa costuma ser barulhenta com o fluxo de tripulantes conversando e utilizando caixas de metais, carrinhos e talheres para preparar lanches e refeições. As luzes por ali também sempre estão acesas e é possível que alguém esbarre em você na saída se estiver no assento do corredor.
Assentos traseiros
Por que são ruins: A "turma do fundão" — nos assentos ao fim da aeronave — costuma sentir mais as turbulências e pode ouvir também mais barulhos devido à proximidade com motores, geradores e outros equipamentos de segurança.
Por que são ruins: A fileira do meio, aquela entre os assentos do corredor e os da janela, foi considerada pela comissária o pior lugar do avião em qualquer porção de seu comprimento, especialmente para quem viaja só. Isto porque você pode ter o braço da cadeira "roubado" por quem está nos seus dois lados.
Inevitavelmente, o passageiro será incomodado por quem está sentado à janela na hora em que quiser usar o banheiro ou terá que incomodar o viajante do corredor na sua vez de usar o sanitário. Ainda corre o risco, segundo Beth, de acabar cochilando no ombro de alguém por acidente.
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar