A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), realiza neste sábado, 16,  e, domingo, 17, a primeira edição  de Castração de Cães e Gatos na ilha de Mosqueiro em 2024. O Castramóvel, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Sesma, estará na sede da Cooperativa Agropecuária Mista de Mosqueiro (Copam), localizada na avenida 16 de Novembro, bairro São Francisco, no horário de 8h às 13h.

O responsável técnico do CCZ, Júlio Carneiro, informa que será realizado o procedimento de castração dos animais cujos responsáveis realizaram o cadastro no órgão e participaram da palestra sobre Posse Responsável.

“Os atendimentos no Castramóvel são agendados previamente. Estão programados 35 procedimentos em cada um dos dias em que a equipe estará em Mosqueiro. A ação da Prefeitura facilita o acesso da população da ilha ao serviço, já que não precisam vir ao CCZ para ter o animal castrado”, destaca Júlio.

Conteúdos relacionados

O Castramóvel é equipado com mesas de cirurgia, medicamentos necessários ao atendimento dos animais e instrumentos cirúrgicos. A realização do procedimento de castração dura em torno de 30 minutos. 

A castração é uma das medidas mais eficazes para o controle populacional de cães e gatos. Também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como tumores de testículo, próstata e mamários.

Cadastro

Para ter acesso ao serviço de castração, os interessados devem ir até o CCZ levando documento de identidade, CPF, comprovante de residência e o Número de Identificação Social (NIS). É necessário ser morador de Belém e ter renda familiar de até dois salários mínimos. Depois do cadastro, os responsáveis pelos animais assistem à palestra sobre a Posse Responsável e aguardam o agendamento o procedimento.

Quer mais notícias sobre o Pará? Acesse nosso canal no WhatsApp

A equipe do CCZ recomenda a higienização do animal com banho no dia anterior ao procedimento e que os responsáveis observem a obrigatoriedade de jejum dos pets de seis a oito horas.

MAIS ACESSADAS