O Dia do Trabalhador, celebrado em muitos países em 1º de maio, tem suas raízes na luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e direitos laborais. No Brasil, a data foi amplamente explorada durante a Era Vargas, sendo parte do projeto político desse governante. Atualmente, ela é feriado nacional por determinação de uma lei de 2002.
O governo do Estado realiza, nesta quarta-feira (1º), no Dia do Trabalhador, duas edições especiais do programa "Governo do Pará nos Bairros", com a oferta de uma série de serviços de cidadania, assistência social, saúde e lazer. As iniciativas vão acontecer no bairro Distrito Industrial, em Ananindeua, e, também, na Praça da República em Belém.
Em Ananindeua, a ação será realizada na Escola Estadual Maria Helena Tavares, no bairro do Distrito Industrial. Os atendimentos começam às 8h.
Quer mais notícias sobre Serviços? Acesse nosso canal no WhatsApp
Serão disponibilizados uma série de serviços de forma gratuita, incluindo consultas oftalmológicas, atendimentos clínico geral, vacinas e testes rápidos para a detecção de doenças, encaminhamento para o recebimento de óculos de grau, vacinação, emissão de documentos, serviços de estética, atendimentos veterinários (vacinação antirrábica e consultas para cães e gatos), atendimento jurídico, oficinas de gastronomia, atividades recreativas para crianças, além da entrega de kits de enxovais, máquinas de costura e cestas com alimentos.
Em Belém, a programação será realizada na Praça da República, próximo ao Theatro da Paz, no centro da cidade. Durante toda a manhã, serão disponibilizadas consultas oftalmológicas, atendimentos com clínico geral, vacinas e testes rápidos para a detecção de doenças, além de exames para produção de óculos de grau gratuitos, e emissão de documentos, como a 2ª via de Certidão de Nascimento e de RG.
Números
Em 2023, o Programa “Governo do Pará nos Bairros” beneficiou mais de 95 mil pessoas. Só nas edições de 2024 já foram atendidas mais de 100 mil.
O Programa conta com a participação de diversos órgãos estaduais, da administração direta e indireta. Dentre estes, estão as secretarias de Planejamento e Administração (Seplad), de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde Pública (Sespa), de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) e das Mulheres (Semu); Fundação de Radiodifusão do Pará (Funtelpa); Polícia Militar; Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Militar; Departamento de Trânsito (Detran); Defensoria Pública do Estado; Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa); Companhia de Habitação (Cohab); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa) e Banco do Estado (Banpará), além do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.
Comentar